Santo Tirso assinala Dia Mundial do Turismo

13 Setembro 2015

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai proporcionar algumas iniciativas relacionadas com o Património Monumental e Natural do concelho, por forma a dar a conhecer as potencialidades do Município.

Dia 27 de Setembro é o Dia Mundial do Turismo e Santo Tirso irá celebra-lo em grande, mostrando a sua diversidade e património cultural. Os festejos iniciam no dia 26 e prolongam-se até dia 27. São dois dias em que os turistas e munícipes são convidados a descobrir o património arquitetónico, arqueológico e paisagístico.
Para os entusiastas da gastronomia, o fim de semana prevê ainda a degustação de alguns produtos regionais.
A iniciativa é da autarquia de Santo Tirso que visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de um conjunto de iniciativas.
Na manhã do dia 26, o destaque vai para a realização da segunda das visitas guiadas integradas na iniciativa Conhecer Santo Tirso. Desta vez, a visita faz-se à Quinta de Gomariz. Localizada na freguesia de Sequeirô, a quinta compreende atualmente uma área de aproximadamente 17 hectares de vinha, com excelentes características para a produção do Vinho Verde da mais alta qualidade.
Nesta visita, com início às 9h30, e saída em miniautorcarro desde a Loja Interativa de Tursimo, os participantes terão a oportunidade de visitar a vinha, a adega e a provar o vinho que aí se produz, já por diversas vezes premiado.
À tarde, a partir das 15 horas, na Loja Interativa de Turismo, o artesão José Valinho Moreira dará a conhecer o mundo dos brinquedos, com a realização de uma oficina de trabalhos em madeira. Ao mundo dos brinquedos mas também ao dos trabalhos agrícolas e dos usos e costumes do século passado que o artesão tão bem retrata nas suas peças de madeira levadas a cabo com grande pormenor e que agora partilha com os participantes desta iniciativa.
Já no domingo, a tarde reserva uma visita cultural em autocarro turístico descapotável, sendo este um dos momentos altos das comemorações do Dia Mundial do Turismo, Com saída marcada às 14h30 da Loja Interativa de Turismo, junto à Câmara Municipal de Santo Tirso, os participantes serão conduzidos pela cidade rumo à freguesia de Roriz. A primeira paragem é na sede do Rancho de S. Pedro de Roriz para uma tradicional pisa da uva. O regresso faz-se depois por Monte Córdova com visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção e ao Parque de Valinhas.
Paralelamente, e ao longo do fim de semana, na Loja Interativa far-se-á a oferta aos turistas e visitantes de postais de Santo Tirso realizando-se no mesmo local a degustação de produtos regionais, nomeadamente de licor de Singeverga e de Rosas e das bolachas de Santa Escolásticas e da Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID).
A data será ainda assinalada nos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com a promoção do Turismo em Santo Tirso.