Câmara inicia retirada de amianto da Escola do Bom Nome

16 Junho 2015

INVESTIMENTO NA ESCOLA DA FREGUESIA DE VILA DAS AVES RONDA OS 70 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso iniciou, na segunda-feira, as obras de remoção das coberturas com fibrocimento no edifício da EBI/JI de Bom Nome, na freguesia de Vila das Aves. Um investimento na ordem dos 70 mil euros, englobado num programa que a autarquia tem vindo a desenvolver com o objetivo de retirar o amianto de todas as escolas que estão sob a sua responsabilidade.

Apesar de não existirem situações graves, a Câmara Municipal de Santo Tirso iniciou, no ano passado, o concurso de obra para uma série de intervenções em nove estabelecimentos de ensino do 1º ciclo e pré-escolar, para retirar todas as coberturas com amianto.

“A Câmara Municipal de Santo Tirso quis assumir as suas responsabilidades nesta matéria, dado tratar-se de uma questão de saúde pública”, realçou o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

As intervenções arrancaram já este ano e têm sido prolongadas no tempo, evitando transtornos durante o período letivo. Segundo o autarca de Santo Tirso, “houve a preocupação de não causar impacto no decorrer do período de aulas”, pelo que algumas intervenções foram realizadas durante as férias da páscoa.

A remoção de amianto foi já concluída nas escolas de Areias; Paradela, em Vilarinho; Olival, em S. Mamede de Negrelos; S. Martinho do Campo; Guimarei; e Quinchães, em Monte Córdova. Ontem, segunda-feira, arrancaram as obras na Escola do Bom Nome, em Vila das Aves, e dentro em breve prevê-se que também estejam intervencionadas a Escola do Foral, e de S. Miguel do Couto.

No total, há 900 alunos abrangidos por esta medida, esperando-se que o ano letivo 2015/2016 arranque sem amianto nas escolas do 1º ciclo e pré-escolar de todo o concelho de Santo Tirso.