Santo Tirso ativo em todas as freguesias

08 Abril 2015

AULAS DE GINÁSTICA GRATUITAS PARA POPULAÇÃO DO CONCELHO COM MAIS DE 60 ANOS

Arrancou ontem, oficialmente, o programa Santo Tirso Ativo, destinado à população do Município com mais de 60 anos. As atividades desportivas chegam, assim, a todas as freguesias do concelho, sem exceção, esperando-se que este projeto da Câmara de Santo Tirso possa abranger perto de mil pessoas. Esta é uma medida, explicou o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “que visa promover a prática desportiva de forma regular, estimulando hábitos de vida saudável e, ao mesmo tempo, dinamizar o convívio desta faixa etária da população”.

O programa ontem apresentado insere-se na política de alargamento do Desporto Sénior que tinha a funcionar 13 aulas de manutenção, em três polos do Município – Pavilhão Desportivo Municipal (Santo Tirso); Pavilhão do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves); e Associação do Infantário de S. Tomé de Negrelos –, abrangendo 300 idosos. Agora, as estimativas apontam que o Santo Tirso Ativo possa chegar a mil pessoas com mais de 60 anos, nas 14 freguesias do concelho.

“Estamos a executar os compromissos assumidos durante a nossa campanha eleitoral, com medidas concretas na área da coesão social e, neste caso em particular, no apoio aos idosos, através da promoção do desporto”, realçou Joaquim Couto, referindo que este programa cria condições para que a população sénior do concelho não tenha de fazer grandes deslocações para beneficiar de atividades desportivas: “É mais uma medida de natureza descentralizadora, à semelhança de outras que temos vindo a tomar, como o atendimento social descentralizado e a criação dos espaços do cidadão”.

Por outro lado, acrescentou o autarca, o Santo Tirso Ativo “promove o convívio entre as pessoas desta faixa etária, evitando o isolamento social que muitas vezes os afeta”. “Com o Santo Tirso Ativo, a Câmara Municipal está a fazer um investimento de cerca de 42 mil euros que faz sentido pelo impacto que tem ao nível da saúde e da coesão social”, argumentou Joaquim Couto.

O programa decorre de setembro a junho, a inscrição é gratuita e pode ser feita nas juntas de freguesia ou no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso. Para além das aulas que se mantêm nos locais anteriores, passam agora a existir turmas nos seguintes locais: Salão Paroquial da Reguenga; Junta de Freguesia de Lamelas; Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova; Pavilhão de Rebordões; Antiga Escola de Presa 3, Vilarinho; Junta de Freguesia de Roriz; Salão Paroquial de Água Longa; Junta de Freguesia de Agrela; Parque Desportivo de Refojos; Polidesportivo da Lama; Centro de Apoio à Família Sénior, S. Mamede Negrelos; Junta de Freguesia S. Martinho do Campo; Polidesportivo da Lama; Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos.