Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

O melhor de Santo Tirso em Ourense

03 Março 2015
Xantar 1 980 2500

ARTE, PATRIMÓNIO, NATUREZA, MÚSICA E POESIA SÃO OS DESTAQUES PARA OS 5 DIAS

O Município de Santo Tirso vai marcar presença na 16ª edição da Xantar - Salão Internacional de Turismo Gastronómico de Ourense, entre 4 e 8 de março. Depois de, no ano passado, Santo Tirso ter participado, pela primeira vez, incluído no stand do Turismo do Porto e Norte, o Município apresenta-se, nesta edição, com um espaço próprio, uma opção que reflete a importância estratégica da promoção além-fronteiras.

“Espanha, e de forma mais particular a Galiza, é para nós, por razões óbvias, um mercado turístico extremamente importante. O balanço que fazemos da participação no ano passado é muito positivo e, por isso mesmo, consideramos que a Xantar é uma estratégia que merece ser consolidada. É uma excelente montra para mostrarmos o muito de bom que temos para oferecer”, explica Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. “A gastronomia é o pretexto para darmos a conhecer um património mais vasto, nomeadamente arqueológico, religioso, paisagístico” acrescenta.

O salão gastronómico Xantar é considerado a maior feira gastronómica da Península Ibérica. Durante os cinco dias do certame, a participação do Município será feita de forma temática. Arte, património, natureza, música e poesia são as cinco vertentes de Santo Tirso que estarão em destaque.

A programação tem previstas várias degustações, sendo de salientar a doçaria regional: jesuítas, limonetes, bolachas conventuais de Santa Escolástica, bombons e tartes de São Bento. Será ainda feita uma ampla promoção dos licores e xaropes produzidos no concelho, nomeadamente, licor de Singeverga e licor de rosas e, ainda, provas de vinhos da região.

A nível de dinamizações culturais é de referir, no dia de abertura, a dramatização de momentos bíblicos daquela que é a grande aposta do Município para a Páscoa: o Mercado Nazareno. Outro dos momentos altos será, no sábado, dia dedicado à música, o concerto dos Gaiteiros da Ponte Velha.

Na edição do ano passado a Xantar contou com mais de 20 mil pessoas, entre profissionais do setor e público em geral. De forma a consolidar a vertente internacional, nesta 16ª edição vão participar dez países.

Partilhar
ColorAdd Icone