Camélias em exposição a partir de hoje

27 Fevereiro 2015

INAUGURAÇÃO DA XI EDIÇÃO DECORRE PELAS 15H00, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A sessão inaugural da XI Exposição de Camélias decorre hoje, pelas 15h00, na Fábrica de Santo Thyrso. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, e da vereadora da Cultura, Ana Maria Ferreira.

A cerimónia marca a abertura da exposição de arranjos florais, envolvendo a comunidade local no evento organizado pela autarquia de Santo Tirso. As instituições do Município foram convidadas a participar na iniciativa com a criação de um arranjo de camélias. Lar Familiar da Tranquilidade, Universidade Sénior, Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Cruz Vermelha, Casa de Acolhimento Sol Nascente, CAID, Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, ARVA e Associação Aves Solidária são algumas da entidades que estão presentes na mostra.
A sessão de abertura ficará, também, marcada pela cerimónia de entrega de prémios do concurso “Escrita criativa”, uma iniciativa que incitou alunos de escolas do concelho a apresentar poemas originais.
Outro dos momentos altos da XI Exposição de Camélias de Santo Tirso decorrerá no domingo, a partir das 14h00, altura em que está marca da abertura da exposição e mercado de camélias, também na Fábrica de Santo Thyrso.
A XI Exposição de Camélias decorre entre hoje e domingo. Amanhã, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove uma das novidades desta edição: um passeio comentado à Quinta do Casal. Será uma oportunidade única que visa sensibilizar o público geral e muitos colecionadores e curiosos desta área para as camélias, enquanto produto cultural e sua associação ao património local. Esta visita faz-se por marcação prévia através do Posto de Turismo de Santo Tirso ou pelo telefone 252 830 411. A visita é guiada e reservada a um máximo de 24 pessoas, para as quais será disponibilizado um miniautocarro com saída às 9h30 do parque, junto ao Posto de Turismo.
Paralelamente, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove uma exposição de desenhos do mestre José Rodrigues e poemas de António Oliveira, sobre a camélia. “A Palavra e os Sentidos” estará patente na Biblioteca Municipal, de hoje a 13 de março. Ainda na biblioteca vão decorrer dois workshops. O primeiro, “Aroma de Camélias”, a ter lugar esta tarde, pelas 15h00, e tem a população sénior como público alvo. O segundo, com o mesmo nome, está marcado para amanhã, mas destina-se a crianças maiores de seis anos.