Comemorações do Dia da Proteção Civil arrancam amanhã

26 Fevereiro 2015

As comemorações do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso arrancam amanhã, sexta-feira, pelas 10h00. A sessão solene terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal, com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Couto, do Tenente Coronel Paulo Esteves, da Autoridade Nacional de Proteção Civil/Comandante Operacional do Agrupamento distrital do Norte, do Tenente Coronel De Beir, do Exército Português, e do Major António Fernandes, da Força Aérea Portuguesa, entre outros. Segue-se uma visita à mostra e por todos os stands das várias entidades que integram a iniciativa.

No domingo, pelas 10h00, no átrio da Câmara Municipal, haverá ainda uma sessão solene de entrega de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios aos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, aos Bombeiros Voluntários Tirsenses e aos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, num investimento de quase 50 mil euros.

Mais tarde, também no domingo, pelas 12h00, as três corporações de bombeiros vão entrar em ação, com um simulacro de regaste e salvamento no rio Ave, junto ao Parque Urbano da Rabada.

As comemorações do Dia da Proteção Civil realizam-se entre sexta-feira e domingo, na Praça 25 de Abril. Uma das novidades deste ano é o circuito de prevenção rodoviária, no qual a população e os agentes da proteção civil são convidados a assumir o volante de um automóvel que será rodado a 360 graus, dando a noção real aos participantes do que se sente num capotamento, mas também da correta utilização dos sistemas de retenção (cinto de segurança e cadeiras). Noutro simulador, os automobilistas irão poder experimentar, através de uns óculos especiais, conduzir sob o efeito de álcool, podendo verificar os perigos dessa ação.

Este tipo de iniciativas, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, são importantes, na medida em que contribuem para “desenvolver campanhas de informação e formação das populações”. “Temos de sensibilizar os cidadãos para a importância da adoção de comportamentos de autoproteção, numa lógica de promover uma cultura de segurança”, realça o autarca.

Nesta edição, participam os agentes de proteção civil e as entidades com especial dever de cooperação em matéria de Proteção Civil, designadamente Exército Português, Força Aérea Portuguesa, Autoridade Nacional de Proteção Civil/Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses, Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, Serviço Municipal de Proteção Civil, Polícia Municipal, Instituto Nacional de Emergência Médica, ACES Grande Porto - St. Tirso/Trofa, Centro Hospitalar do Médio Ave, Cruz Vermelha Portuguesa, Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, Instituto da Segurança Social IP, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Associação dos Silvicultores do Vale do Ave, AFOCELCA e os seguintes estabelecimentos de ensino do Município: Jardim-Escola João de Deus, Centro Infantil de Santo Tirso, JI Comendador Abílio Ferreira Oliveira, JI de Areias, EB S. Martinho do Campo, EB de Paradela, EB do Olival, EB Vila das Aves, EB S. Tomé de Negrelos, EB de Bom Nome, EB de Quintão n.º 1, EB de Agrela e Vale do Leça, EB de Campinhos, Escola Profissional Agrícola Conde São Bento, Escola Profissional de Serviços Cidenai, Escola Secundária D. Dinis, Escola Secundária D. Afonso Henriques, Instituto Nun'Alvres.
Colaboram ainda nesta iniciativa: Conduz Mais, Motocar, Proxima, Ayeme, Top Green, Restaurante Tirsense e Interfire.