Câmara distribuiu 1100 cabazes de Natal

30 Dezembro 2014

ESTE ANO HÁ MAIS 200 FAMÍLIAS APOIADAS

A Câmara Municipal de Santo Tirso voltou a apoiar as famílias mais carenciadas do concelho com a distribuição de cabazes de Natal. Este ano foram entregues 1100 cabazes, o que representa um aumento, em relação ao ano passado, de cerca de 20% no número de agregados familiares ajudados pela autarquia.

À semelhança do ano passado, os produtos que integraram os cabazes de Natal foram adquiridos no comércio tradicional de Santo Tirso, como uma forma de incentivar e estimular a atividade económica local. “Este pequeno gesto é apenas um dos exemplos que a Câmara Municipal tem assumido perante o pequeno comércio e que, ao longo do ano, se tem refletido através da dinamização de diversas atividades culturais e de lazer que visam beneficiar os nossos comerciantes”, advoga o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Por outro lado, o Município manteve a preocupação de distribuir os cabazes de Natal tendo em conta um cuidado trabalho de cruzamento de dados, que resulta do acompanhamento feito, durante todo o ano, em colaboração com outras entidades de cariz social do concelho, junto das famílias carenciadas sinalizadas.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso entende que este “é um gesto simbólico mas que, infelizmente, dado o contexto económico e social que o país atravessa, vai ganhando importância crescente”. “Por um lado, ajudamos as famílias que vivem em piores dificuldades e, por outro lado, apoiamos o comércio tradicional que também sofre com esta crise”, explica Joaquim Couto.

O cabaz é composto em exclusivo por bens alimentares: bacalhau, esparguete, açúcar, óleo, azeite, arroz, bolachas, leite, aletria e bolo-rei. Estes cabazes representam para a Câmara Municipal um investimento de 25 mil euros.