Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Programa Mimar arranca

17 Dezembro 2014
Mimar santo tirso 1 980 2500

MAIS DE UM MILHAR DE ALUNOS BENEFICIA DA ESCOLA A TEMPO INTEIRO EM SANTO TIRSO

Desenvolver o raciocínio, a memória e o cálculo mental, com um ábaco japonês. Perceber o que é, como lidar e como se defender do bullying. Experimentar fazer música com o corpo, aprender karaté e vivenciar as surpresas que estão no Natal na Praça. Estas são apenas algumas das experiências pelas quais mais de 1000 alunos do 1º ciclo das escolas de Santo Tirso vão passar, entre 17 e 30 de dezembro. O programa Mimar, lançado pela Câmara Municipal, começa esta quarta-feira e com ele a garantia da escola a tempo inteiro, durante as férias letivas.


Entre as 9h00 e as 17h30, 31 escolas do Ensino Básico de Santo Tirso vão estar abertas, com dezenas de atividades para 1028 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. A Câmara Municipal garante, assim, a ocupação saudável dos tempos livres dos alunos do 1º ciclo, nos períodos de interrupção letiva, proporcionando-lhes experiências lúdico-pedagógicas diversificadas, em diferentes áreas temáticas.

“É uma medida muito importante do ponto de vista social. Por um lado, permite aos pais não despender dinheiro do orçamento familiar para ocupar os filhos durante o período das férias e, por outro lado, é uma forma de as crianças estarem envolvidas em atividades com qualidade”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, lembrando que muitas poderiam ter de ficar sozinhas em casa, nesta época.

Depois de ter lançado o programa no Natal de 2013, a autarquia repete o projeto no ano letivo 2014/2015, apostando numa maior diversidade de atividades. Segundo o autarca de Santo Tirso, “tem havido uma preocupação na melhoraria das iniciativas” que são proporcionadas aos alunos, na perspetiva de que “a brincar também se pode aprender”.

Karaté, artes plásticas, magia, visitas de estudo, música, cinema, ginástica e dança são algumas das atividades previstas no programa deste Natal, envolvendo 50 animadores e 30 orientadores técnicos, especialistas nas mais diversas áreas. Além disso, conta-se ainda com o apoio de alguns assistentes operacionais, dos agrupamentos de escolas do Município.

Entre as novidades deste ano, destaca-se a iniciativa “Todos contam”, uma atividade de caráter lúdico-pedagógica, dinamizada por um orientador técnico especializado. Esta é uma oficina que pretende desenvolver um conjunto de competências sócio emocionais e interpessoais no contexto escolar. Desta forma, os alunos irão ter oportunidade de desenvolver várias atividades de exploração de sentimentos e emoções que de forma lúdico-didática irá promover a gestão emocional. Também possibilitará a aprendizagem dos vários aspetos do bullying, nomeadamente como o identificar, lidar e proteger/defender.

Outra oficina diferente do habitual tem o nome “Números criativos”. A ideia é utilizar o ábaco japonês no desenvolvimento de competências de raciocínio, concentração, criatividade, imaginação e cálculo mental. O objetivo principal é que as crianças tenham contacto com esta metodologia didática, na qual o jogo tem um papel muito importante estimulando as capacidades analíticas e a criatividade das crianças e que passem um momento divertido.

“Queremos que os alunos passem tempo na escola com qualidade”, sublinhou Joaquim Couto, acrescentando que este tipo ocupação de tempos livres “é uma mais valia para os alunos”.

Aproveitando as atrações do Natal na Praça, todas as escolas envolvidas no programa Mimar poderão ainda visitar a casa do Pai Natal, passar pela fábrica de embrulhos e andar de cavalo, entre outras atividades que decorrem na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal.

Mimar santo tirso 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone