Maior edição de sempre da S. Silvestre de Santo Tirso

16 Dezembro 2014

A São Silvestre de Santo Tirso, a quarta maior São Silvestre a nível nacional, que decorre no próximo sábado, 20 de dezembro, pelas 16h30, já ultrapassou os 1250 inscritos, registados na edição passada. A 17ª edição será, assim, a maior de sempre e contará com a atleta tirsense Sara Moreira, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, a dar o sinal de partida.

“Trabalhamos no sentido de, ano para ano, podermos criar condições para que possa ser feito mais e melhor. Orgulhamo-nos de receber em Santo Tirso uma prova tão importante do calendário da Federação Portuguesa de Atletismo e de, nesta edição, termos já um recorde de inscritos”, referiu esta terça-feira, Joaquim Couto, durante a conferência de imprensa de apresentação da prova, realçando o facto da edição deste ano contar com o apadrinhamento de Sara Moreira: “Trata-se de uma atleta de referência nacional e internacional que vem dar ainda mais prestígio a esta prova”.

Sara Moreira, recentemente terceira classificada na Maratona de Nova Iorque, mostrou-se honrada com o convite e desejou a todos os participantes “boa sorte”. “Como tirsense é motivo de orgulho poder ser madrinha desta prova. Por questões de calendário, não me será possível participar, mas estarei a apoiar todos os atletas”, assegurou a atleta.

A São Silvestre, organizada em conjunto pela Câmara Municipal e o Centro de Atletismo de Santo Tirso, e com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo do Porto, vai ter, nesta edição, a partida e a chegada junto ao Complexo Desportivo Municipal, deixando, assim, a Praça 25 de Abril. O objetivo, explicou a presidente do CAST, Silvia Alves, durante a conferência de imprensa, “foi melhorar o apoio prestado aos atletas”.

O percurso continua com passagem pelos Carvalhais, Praça 25 de Abril, Câmara Municipal, rua Ferreira de Lemos, estrada até Santiago da Carreira e regresso pela rua Ferreira de Lemos.

Entre os principais atletas masculinos inscritos encontram-se: Luís Mendes, da A-C.R.S Desterro – Napo; Carlos Costa, da C.D.S Salvador do Campo; Óscar Mendes, da Liberdade F.C; e Bruno Henriques, da Jobra. Já os destaques femininos vão para as atletas: Rosa Oliveira, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira; Sónia Fernandes da Academia; Fernanda Ribeiro e Elisabete Azevedo, da Adercus.

Para além da prova principal, realizam-se, as corridas jovens a partir das 15h30. Em simultâneo com os 10 km terá ainda lugar o “Passeio das Gerações”, uma caminhada “pensada para incluir todos: pais, avós e netos, cada um a seu ritmo”, explica Joaquim Couto. O presidente da Câmara Municipal apontou ainda que a São Silvestre de Santo Tirso é uma iniciativa especial por ser “um dia dedicado a valores que procuramos promover durante o ano todo: um estilo de vida saudável e o convívio entre todos”.