OPJ: Câmara arranca com Assembleias Participativas

14 Outubro 2014

PROJETOS PODEM SER APRESENTADOS A PARTIR DE 15 DE OUTUBRO

Durante o mês de outubro, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai promover três Assembleias Participativas, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem. A primeira decorre já amanhã, 15 de outubro, pelas 18h00, no Centro Cultural de Vila das Aves.

A apresentação de projetos para inclusão no Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso arranca, oficialmente, amanhã, com a realização da primeira Assembleia Participativa. Destinada a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, estas sessões púbicas são o momento para submeter os projetos.

Após a discussão e votação das propostas em sede da Assembleia Participativa, os projetos serão, depois, sujeitos a avaliação por parte da Comissão Técnica de Apoio e Análise.

Esta é a primeira vez que Santo Tirso promove um Orçamento Participativo Jovem (OPJ). Este ano, a verba atribuída é de 120 mil euros, uma das maiores a nível nacional. De acordo com o presidente da autarquia, Joaquim Couto, trata-se de “um instrumento muito importante na promoção do diálogo, de aproximação dos jovens ao poder político, numa visão cívica e de responsabilidade perante o Município”.

Para além da Assembleia Participativa que decorre amanhã, quarta-feira, pelas 18h00, no Centro Cultural de Vila das Aves, a Câmara de Santo Tirso promove outras duas sessões: 25 de outubro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal; e 29 de outubro, pelas 14h30, na EB 2,3 da Agrela.

Poderão ser apresentados projetos em diversas áreas, entre as quais Urbanismo, Desporto, Ação Social, Saneamento, Espaços Públicos e Espaços Verdes, Mobilidade e Acessibilidades, Turismo e Promoção Económica. O ou os vencedores serão anunciados até ao final de novembro.

Durante o passado mês de setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso organizou duas sessões públicas de esclarecimento e sensibilização sobre o OPJ que contou com uma forte adesão por parte dos jovens.