Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Serviço de Ação Social com novas instalações

28 Agosto 2014
Fotografia 1 980 2500

O edifício do Ambiente, na Rua Dr. José Cardoso de Miranda, nº18, passou a ser a sede dos Serviços Municipais de Ação Social da Câmara de Santo Tirso. O presidente da autarquia, Joaquim Couto, acompanhado pelo vereador da Coesão Social, Alberto Costa, visitou esta quinta-feira,28 de agosto, as novas instalações, mostrando-se satisfeito com a mudança que, segundo disse, beneficia a população em dois aspetos: melhores condições de atendimento e menor despesa em termos de erário público.

A transferência insere-se num programa de modernização de espaços e serviços da Câmara de Santo Tirso. Até agora, os Serviços Municipais de Ação Social estavam instalados num edifício no Parque D. Maria II, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. “Para além das instalações estarem desadequadas às necessidades do serviço, estávamos a pagar uma renda mensal”, explicou Joaquim Couto.

Já o edifício do Ambiente – propriedade da Câmara Municipal de Santo Tirso e que foi alvo de um projeto de requalificação em 2009 –, dispunha de algum espaço livre, fruto da reorganização interna dos serviços municipais. Estavam, segundo o autarca, “reunidas as condições para fazermos esta transferência. Por um lado, vamos conseguir poupar ao erário público cerca de 60 mil euros por ano em rendas, o que significa quase 200 mil euros durante o atual mandato. Por outro lado, vamos oferecer melhores condições de atendimento, não só aos munícipes, mas também aos próprios colaboradores da Câmara”.

Para o edifício do Ambiente transitam 15 funcionários da autarquia. Por ano, a Divisão da Ação Social faz mais de 10 mil atendimentos, sendo a maior parte dos casos referentes a situações relativas ao Subsídio Municipal ao Arrendamento (verba reforçada pela autarquia a partir deste ano), ao Programa Municipal de Emergência Social (lançado este ano pela autarquia) e ao Rendimento Social de Inserção.

“A Câmara está apostada em melhorar os serviços prestados aos munícipes. Quer nas condições físicas, quer na eficácia das respostas que dá do ponto de vista social. Penso que estamos no caminho certo e a Divisão Municipal de Ação Social é disso exemplo, pelo vasto leque de programas e apoios que, neste momento, se encontra a prestar”, realçou Joaquim Couto, após a visita, na qual teve a oportunidade de falar com alguns dos utentes daquele serviço.

Com esta passagem, passa a estar localizado no edifício do Ambiente todo o atendimento da Divisão da Ação Social, nomeadamente no que se refere ao Programa Municipal de Realojamento, ao Subsídio Municipal ao Arrendamento, ao Programa Municipal de Emergência Social, ao Rendimento Social de Inserção ou ao Programa de Apoio à População Sénior e ao Gabinete de Apoio ao Emigrante.

Para além dos Serviços Municipais de Ação Social, no edifício do Ambiente estão ainda localizados a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Divisão dos Serviços Urbanos e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Santo Tirso (SMAES).

Fotografia 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone