Câmara reúne em Vila das Aves

22 Julho 2014

O executivo camarário promoveu esta terça-feira, 22 de julho, uma reunião pública descentralizada que se realizou, desta vez, na sede da Junta de Freguesia de Vila das Aves. “Assumimos, como um dos compromissos na campanha eleitoral, a proximidade dos eleitos aos eleitores e iremos continuar a trabalhar nesse sentido, pois só assim faz sentido o exercício dos cargos públicos”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, perante uma reunião pública que encheu o auditório da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Esta foi a terceira reunião descentralizada realizada pelo atual executivo municipal, depois de ter passado pela União das Freguesias de Campo (São Martinho), São Salvador do Campo e Negrelos (São Mamede) e pela União de Freguesias de Carreira e Refojos.

O momento foi aproveitado por Joaquim Couto para dar conta do trabalho que a Câmara tem desenvolvido, não só ao nível das freguesias, como a nível do concelho. Oportunamente, anunciou, “iremos apresentar projetos em algumas das artérias da freguesia”.

Já em termos de transferências, o autarca lembrou que nos últimos 10 meses de mandato, a Câmara Municipal atribuiu cerca de 330 mil euros à freguesia, nomeadamente para obras, subsídios a coletividades, associações e escolas locais. À semelhança do quem sido a política do atual executivo – sublinhou –, “queremos manter uma boa relação com todas as juntas de freguesia, criando protocolos de atuação, capazes de dar as melhores respostas à população”.

Da ordem de trabalhos, todos os pontos foram aprovados por unanimidade – o último ponto que foi retirado –, entre os quais, a proposta que viabiliza o tradicional passeio dos idosos, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e que se irá realizar a 27 de setembro, a Mirandela. Segundo Joaquim Couto, a autarquia “deve ter um papel importante na dinamização de atividades dirigidas à população sénior”, pelo que têm também sido implementadas outras iniciativas dirigidas a este público-alvo, abrangido, por exemplo, pela redução dos tarifários de saneamento e recolha de resíduos urbanos, a disponibilização de títulos de transporte gratuitos nos TUST e vários apoios a eventos de lazer, culturais e desportivos.

Numa reunião pública que contou com uma forte adesão por parte da população de Vila das Aves, vários foram os munícipes que participaram no período destinado ao público e de forma calma e tranquila expuseram algumas das preocupações mais prementes. Joaquim Couto ouviu e respondeu: “Vivemos um período de constrangimentos financeiros ditados pelo atual Governo, responsável por um corte de seis milhões de euros no orçamento municipal de Santo Tirso. Não quero com isto arranjar desculpas para não fazer algumas obras que nós também compreendemos que são urgentes, mas peço-vos que compreendam os constrangimentos da Câmara e que percebam que, às vezes, não andamos tão rápido quanto queremos”. “Todos as questões aqui colocadas foram registadas e serão objeto de análise, pois algumas delas não podem ter uma resposta imediata. Uma das posições que sempre tive e irei manter é que apenas assumo compromissos que sei, à partida, que posso cumprir”, concluiu.