CQEP de Santo Tirso pronto a funcionar

02 Junho 2014

Joaquim Couto realçou papel da formação no tecido social e empresarial do concelho

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinou esta segunda-feira, dia 2 de junho, um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, no âmbito da criação do Centro para a Qualificação e o Ensino Professional (CQEP) do concelho. Para o presidente da autarquia, Joaquim Couto, o aumento da oferta formativa reveste-se de uma importância especial, até pelo sucesso que o projeto Novas Oportunidades alcançou em Santo Tirso. “A educação e a formação assumem um papel extremamente relevante no tecido social e empresarial”, realçou.

O CQEP destina-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho. As ofertas de educação e formação são dirigidas a jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico (9º ano), e a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.

A par da Câmara Municipal de Santo Tirso, outras 29 entidades do concelho assinaram um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, promotora do CQEP de Santo Tirso. O envolvimento de várias instituições no processo de divulgação do novo centro foi, exatamente, uma das questões abordadas por Joaquim Couto na sessão de apresentação. Segundo o presidente da autarquia, “a articulação entre os mais diversos agentes no terreno é fundamental na persecução de objetivos que visam ajudar ao desenvolvimento do concelho”.

Um ponto também realçado pelo presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, ao referir a importância do trabalho em rede. "Nenhuma das entidades de formação pode, por si só, levar cabo tão pesada e desafiadora tarefa. É por isso que, neste sentido, são tão importantes as parcerias", sublinhou, dando conta que já há mais de mil inscritos no CQEP de Santo Tirso.

Aqueles que se inscreverem neste CQEP poderão contar com apoio na identificação de respostas educativas e formativas adequadas ao seu perfil, tendo em conta também as necessidades do tecido empresarial, com acompanhamento no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências e com a publicitação das ofertas de trabalho disponibilizadas pelos organismos competentes.