Comemorações do Dia Mundial da Criança

23 Maio 2014

DE 26 DE MAIO A 30 DE JUNHO HÁ TEATRO DE MARIONETAS, CIRCO, INSUFLÁVEIS, CONCERTOS E UMA EXPOSIÇÃO

Este ano, as comemorações do Dia Mundial da Criança começam mais cedo em Santo Tirso. A Câmara Municipal tem preparado um programa com diversas atividades, algumas dirigidas às crianças das escolas do concelho e outras destinadas à população em geral. Já na segunda e terça-feira, 26 e 27 de maio, cerca de mil alunos do ensino pré-escolar vão ter a oportunidade de assistir à peça “Fios de Música”, um teatro de marionetas que irá decorrer no Cineart.

Marionetas, circo, insufláveis, aula de dança, um concerto e uma exposição. O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, mas a Câmara Municipal de Santo Tirso tem preparado um conjunto de iniciativas, antes e depois desta data, que prometem fazer a delícia dos petizes.

São exatamente os mais pequenos os primeiros a beneficiar do programa de atividades da autarquia para este ano. Num espetáculo onde a música e a dança se fundem, a magia dos movimentos das marionetas prometem encantar cerca de mil crianças dos três aos seis anos. Estes alunos que frequentam os jardins de infância do concelho terão a oportunidade de assistir, na segunda e terça-feira, a “Fios de Música”, um espetáculo de marionetas que vai decorrer no Cineart, junto ao Centro Comercial dos Carvalhais.

As comemorações continuam no dia 1 de junho, domingo. Logo a partir das 10h00, com a Maior Caminhada do Pijama do Mundo, uma iniciativa promovida pela Associação Mundos de Vida e à qual a Câmara Municipal de Santo Tirso se associou. A participação é aberta ao público em geral, numa caminhada solidária a chamar a atenção para as famílias de acolhimento, que decorrerá entre a Praça 25 de Abril e o Parque Urbano da Rabada.

E é no Parque Urbano da Rabada que estão concentradas alguma das atividades do Dia Mundial da Criança. Às 11h00, e numa parceria entre a autarquia e o Café do Rio, haverá insufláveis para os mais pequenos e uma aula de zumba para toda a família.

Da parte da tarde, pelas 16h30, a Câmara promove o concerto “Aventuras Mágicas”, com a Estrela, um espetáculo preparado a pensar especialmente nas crianças e que decorrerá junto ao parque infantil do Parque Urbano da Rabada.

Já no dia 2 de junho, abre ao público a exposição “Os Direitos da Criança”, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. A mostra de cartazes alusivos aos direitos da criança e a importância do trabalho desenvolvido pela UNICEF estará patente até dia 30 de junho. A entrada é gratuita.

As comemorações do Dia Mundial da Criança promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso terminam nos dias 5 e 6 de junho, com mais uma iniciativa dirigida às escolas. Mais de dois mil alunos do 1º Ciclo, entre os seis e os dez anos, vão poder assistir ao espetáculo do Circo Soledad Cardinali, no Largo da Feira, no qual não faltarão os palhaços mais divertidos do mundo, os malabaristas ou os ilusionistas.