Câmara apresenta maior dispositivo de sempre na prevenção de incêndios florestais

14 Maio 2014

SANTO TIRSO VAI TER PATRULHAMENTO A CAVALO E DESEMPREGADOS A FAZER VIGILÂNCIA DURANTE QUATRO MESES

É o maior dispositivo de sempre ao serviço da prevenção de incêndios florestais. Pela primeira vez, o Município de Santo Tirso vai ter vigilância florestal feita por militares da GNR montados a cavalo e por desempregados inscritos no Centro de Emprego, para além de um vasto conjunto de equipamentos e de viaturas destinados à prevenção dos fogos florestais. A apresentação do Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios teve lugar hoje, dia 14 de maio, na Praça 25 de Abril, com a presença dos meios e recursos envolvidos no dispositivo operacional para 2014.

Ao abrigo de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara recrutou nove desempregados – o 10.º elemento é colaborador da autarquia – para reforçar o Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de prevenir os incêndios florestais e fazer a vigilância da área florestal do concelho.

Duas equipas especializadas vão estar no terreno nos quatro meses de junho a setembro. A equipa de Defesa da Floresta Contra Incêndios, composta por cinco homens, desenvolverá ações de vigilância, primeira intervenção e rescaldo, enquanto a equipa de Silvicultura Preventiva, formada por mais cinco elementos, fará a limpeza dos terrenos. As duas equipas estarão munidas de duas viaturas, equipamentos de proteção individual e ferramentas e materiais necessários para a execução das tarefas de vigilância e limpeza, fornecidos pela Câmara de Santo Tirso.

O dispositivo municipal incluirá ainda duas equipas de intervenção permanente, com cinco homens cada, dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves; três equipas de combate a incêndios florestais, com cinco homens cada, duas das quais dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e uma dos Bombeiros Voluntários Tirsense. Este ano, o dispositivo será ainda reforçado com mais duas equipas de combate a incêndios florestais, uma proveniente dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves e outra dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

Para além das equipas específicas, o dispositivo municipal conta também com outros meios, designadamente uma equipa de Sapadores Municipais, com cinco homens; uma equipa de Proteção Florestal da GNR, com um veículo de dois militares; uma equipa do comando da GNR de Santo Tirso e uma equipa da GNR de Vila das Aves, apoiadas em viaturas todo-o-terreno; duas equipas da PSP; uma equipa da Polícia Municipal; três equipas da Associação das Empresas do Setor Papeleiro e de Celulose e, por fim, uma equipa de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Agrela. O Município de Santo Tirso fornecerá uma moto-quatro a cada uma das três corporações de bombeiros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, “o Município está a fazer um esforço no sentido de colocar no terreno um dispositivo eficaz no que respeita à prevenção e vigilância de incêndios florestais”, por considerar que “tudo deve ser feito, a montante, com vista a mitigar os efeitos dos incêndios e, assim, preservar um bem natural”.

Joaquim Couto sublinha ainda que “o dispositivo no terreno é o maior de sempre” no Município de Santo Tirso, o que se justifica pela “importância que a Câmara dá a uma questão que pode tornar-se um problema se não forem tomadas medidas ativas de prevenção dos fogos florestais na época de maior risco, entre junho e setembro”.

Santo Tirso tem uma área florestal de 6475 hectares, o que representa cerca de 47 por cento da área total (14 mil hectares). De acordo com os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre 1996 e 2013, registaram-se 7844 ocorrências no concelho, responsáveis por 9363 hectares de área ardida, à média de 520 hectares por ano. O pior ano foi o de 2005 e o segundo pior, o de 2013, com dois mil e 1300 hectares de área ardida, respetivamente.