Câmara avança com requalificação da Praceta do Alto da Feira

07 Maio 2014

OBRA ESTÁ ORÇADA EM 300 MIL EUROS

As obras de requalificação da Praceta do Alto da Feira, junto ao Largo Coronel Batista Coelho acabaram de arrancar. O projeto da Câmara Municipal de Santo Tirso prevê um investimento de 300 mil euros e tem por objetivo “devolver aquela zona à população”, terminando com o estacionamento arbitrário e privilegiando a fruição do espaço público.

"A crescente procura desta área por parte da população, fruto do rejuvenescimento do tecido comercial e de restauração, levou ao aparecimento de novas dinâmicas de relação com o espaço público que conduzem à necessidade de o requalificar”, justifica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto. Neste sentido, acrescenta, o projeto “pretende resolver os problemas de infraestruturas básicas” e terminar os condicionamentos relacionados com o estacionamento anárquico que acontece atualmente.

De acordo com o autarca, a ideia é proibir o estacionamento na Praceta do Alto da Feira, à exceção do acesso a cargas e descargas, a moradores e a veículos prioritários. Uma medida que “permitirá criar condições para a instalação de esplanadas e uma boa acessibilidade por parte dos peões, salvaguardando o conforto na utilização daquele espaço público”, realça Joaquim Couto.

O projeto de requalificação está dividido em duas fases. A primeira arrancou agora, no início de maio, e tem um prazo de 30 dias. Após esta intervenção, que consiste na execução da rede de drenagem de águas residuais pluviais e domésticas, as obras só voltarão à praceta em outubro. “Não quisemos que os comerciantes ficassem privados dos seus estabelecimentos durante o verão e a realização do Mundial que, obviamente, vai acabar por trazer muito público a esta zona da cidade”, argumenta Joaquim Couto.

Assim, a segunda fase da obra arrancará em outubro. Nesta fase, é prevista a requalificação de todo o espaço público da Praceta do Alto da Feira, clarificando as áreas de circulação e estadia, garantindo também a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada e salvaguardar a segurança e o conforto na utilização do espaço.

O projeto terá, ainda, uma preocupação estética e patrimonial, devendo contribuir para a valorização da obra da autoria do arquiteto Marques da Silva, responsável por vários projetos emblemáticos em todo o país, como a Casa de Serralves, o Teatro Nacional de S. João, ou o Santuário da Penha.

A segunda fase da intervenção na Praceta do Alto da Feira tem a duração de cerca de oito meses, devendo estar concluída em maio de 2015. O investimento global do projeto é de 300 mil euros.