Santo Tirso comemora Dia Mundial da Dança

25 Abril 2014

A música swing dos anos 20-40 e as coreografias de Lindy Hop, dança social a pares que nasceu no Harlem nos anos 20 e se espalhou pelos EUA antes da II Guerra Mundial, vão marcar, em Santo Tirso, as comemorações do Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de abril (terça-feira).

O espetáculo artístico promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso terá a duração de três horas e levará animação a três locais da cidade. Antes da primeira atividade, marcada para as 17h00, na Praça Conde S. Bento, um carro antigo circulará pelas principais ruas de Santo Tirso a apresentar o Lindy Hop, seguindo-se uma aula aberta ao público de música swing dos anos 20-40.

Pelas 18h00, será a vez da Praça 25 de Abril receber os bailarinos de Lindy Hop, para um espetáculo de coreografias históricas e novas coreografias, ao ritmo de música swing ao vivo. Uma hora mais tarde, pelas 19h00, no Largo Coronel Batista Coelho, o público vai ser convidado a juntar-se ao espetáculo da Banda da Swing Station. A escola fundadora em Portugal do Lindy Hop tocará ao vivo e os bailarinos dançarão coreografias intercaladas com dança social, “jams” (um par de cada vez a tentar desafiar os outros pares) e “steal dances”, com os bailarinos o roubarem o par uns aos outros.

O Lindy Hop é uma dança que faz bater o pé, influenciado pelo jazz (“vintage” e não da versão moderna), pelo “charleston”, que teve também o seu “boom” nos EUA, e por várias outras danças dos finais dos anos 20, incontornavelmente marcados pela música swing.

O Município de Santo Tirso associa-se, uma vez mais, ao Dia Mundial da Dança, instituído em 1982 pela Organização das Mações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para homenagear o coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna. O objetivo é celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas de cada país.

A entrada nos três locais onde vão decorrer os espetáculos de Lindy Hop é gratuita.