Câmara atribui cerca de 13 mil euros em subsídios

01 Abril 2014

O executivo municipal presidido por Joaquim Couto decidiu hoje (dia 1 de abril), por unanimidade, atribuir cerca de 13 mil euros em subsídios a um conjunto de instituições do concelho, designadamente na área da solidariedade social, e comissões de festas, numa reunião ordinária que antecedeu a largada de 350 balões na Praça 25 de Abril, para assinalar simbolicamente o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.

Antes de participar no lançamento dos balões azuis, à mesma hora que todos os jardins de infância e escolas básicas do concelho o faziam, o executivo camarário deliberou subsidiar, em 1500 euros, as obras de restauro da Casa Mortuária da Paróquia de Carreira, Guimarei, Lamelas, Refojos e Reguenga, danificada em virtude do mau tempo que se fez sentir no início do ano.

A Câmara de Santo Tirso atribuiu ainda um subsídio de dois mil euros à Associação do Infantário de Vila das Aves, com o objetivo de contribuir para assegurar as respostas sociais dadas por aquela Instituição Particular de Solidariedade Social aos 80 utentes da associação e a cerca de 100 famílias, em valências como creche, pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres. Já à Associação de Solidariedade Social foi decidido disponibilizar uma verba de 2500 euros, para apoiar na aquisição de equipamentos de cozinha.

Uma boa parte da fatia de subsídios hoje aprovados por unanimidade em reunião de Câmara teve como destino comissões de festas do concelho, nomeadamente a Comissão de Festas de S. Pedro de Roriz, que irá receber uma verba de 150 euros, de S. Mamede de Negrelos, contemplada com 250 euros, de S. João das Fontainhas, que será subsidiada em 5500 euros, cujo montante servirá para promover as tradicionais festas que se realizam na Vila das Aves, de S. Tiago de Rebordões, à qual será entregue um montante de 700 euros, e ainda à do Santíssimo Sacramento, de S. Tomé de Negrelos, apoiada em 250 euros.

Na reunião ordinária de hoje, o executivo municipal deliberou também aprovar, por unanimidade, a adjudicação de novos trabalhos, no valor de 31 mil euros, para a construção da nova esquadra da Polícia de Segurança Pública. A Câmara ratificou ainda o protocolo a estabelecer entre a Área Metropolitana do Porto e o Município de Santo Tirso, com vista à aquisição de equipamentos de proteção individual com as três corporações de bombeiros do concelho, no valor de cerca de 59 mil euros.

Todos os pontos da Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade.

Executivo municipal lança 350 balões azuis

Terminada a reunião de Câmara, todo o executivo municipal participou nas atividades marcadas para o átrio dos Paços do Concelho, onde estavam centenas de crianças dos jardins de infância e escolas de Ensino Básico de Santo Tirso a comemorar o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, campanha a que aderiu o Município, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho.

Numa curta intervenção feita no átrio da Câmara, o presidente Joaquim Couto sublinhou a “importância de se assinalar este dia”, apelando a todos os pais e encarregados de educação para que “estejam atentos”, numa lógica “de defesa dos superiores interesses das crianças”.

O autarca deu ainda a garantia de que “a Câmara está empenhada em criar condições para um desenvolvimento saudável de todas as crianças do concelho”, o que também passa por, num período de fortes constrangimentos económicos, “lançar programas sociais” como aqueles que o executivo tem vindo a criar desde que tomou posse.

Em todo o concelho, à mesma hora, 3500 balões azuis foram lançados pelas crianças dos jardins de infância e escolas básicas de Santo Tirso, para assinalar o início da campanha “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, que se comemora até ao fim de abril. A iniciativa envolve também os Transporte Urbanos de Santo Tirso, que irão circular com frases do tipo “Hoje, já deu um abraço ao seu filho?”; “Já disse ao seu filho que o ama?”; “Já deu um passeio com o seu filho?”; “Já leu um livro com o seu filho?”; “Já fez alguma surpresa ao seu filho?”; “Já deixou um adoro-te na mochila do seu filho?”; “Já elogiou o seu filho hoje?”.