Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Abertura do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso

28 Fevereiro 2014
Yr8b0298 1 980 2500

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, presidiu esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, à sessão de abertura das comemorações do Dia da Proteção Civil no concelho, que juntou mais de uma dezena de entidades. Pela primeira vez, aludiu o autarca, “quisemos organizar um grande evento, tendo a consciência de que a Proteção Civil começa com a prevenção, com a formação e informação às pessoas”.

O Município tem sido, nos últimos anos, um exemplo nesta área. Foi, inclusivamente, um dos primeiros no país a apresentar e a fazer aprovar um Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de segunda geração. “Santo Tirso foi um dos primeiros municípios a apresentar este plano, entretanto aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)”, elogiou o 2º Comandante Operacional Distrital da ANPC, Vítor Azevedo, também presente na cerimónia de abertura. Um Plano Municipal que, acrescentou Joaquim Couto, “está a ser atualizado e articulado com as diversas entidades envolvidas nesta matéria”.

Num concelho em que a área florestal representa cerca de 46 por cento do território, os incêndios florestais são os principais riscos identificados. Neste contexto, o presidente da Câmara de Santo Tirso recordou a medida recentemente aprovada pelo executivo municipal para 2014 que isenta os proprietários de prédios rústicos com ocupação florestal do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). De acordo com Joaquim Couto, desta forma pretende-se “incentivar a limpeza de terrenos”, envolvendo o cidadão na “prevenção dos incêndios”.

Outra das preocupações da autarquia tem sido as atividades desenvolvidas pelo Serviço Municipal da Proteção Civil com a comunidade escolar. Para este ano, estão previstas várias ações de sensibilização junto das escolas, através dos Clubes de Proteção Civil. “Educar para a segurança é construir uma cultura de segurança. O nosso lema de futuro é prevenir para não remediar”, enfatizou Joaquim Couto, apontando: “Se os nossos objetivos forem cumpridos, então teremos dado um contributo muito forte para a sensibilização, informação e formação das gerações futuras”.

Em termos de projetos, a Câmara Municipal de Santo Tirso irá, brevemente, disponibilizar formação aos técnicos na área da Gestão Operacional, montar um posto de comando conjunto e criar um posto de comando móvel.

A decorrer até sábado, 1 de março, na Praça 25 de Abril, o Dia da Proteção Civil em Santo Tirso conta com várias iniciativas, entre as quais rastreios gratuitos, demonstrações sobre suporte de básico de vida pediátrico e sénior e exercícios de rappel. Um dos momentos será a simulação de um acidente rodoviário, envolvendo uma viatura ligeira e uma viatura pesada de matérias perigosas.

Esta grandiosa mostra de meios envolve mais de uma dezena de entidades, desde a Autoridade Marítima do Norte, a ANPC, o Exército, a GNR, a PSP, as corporações de bombeiros do concelho, o INEM, o Centro Hospitalar do Médio Ave, a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Polícia Municipal de Santo Tirso. Estão, também, envolvidos os Clubes de Proteção Civil dos estabelecimentos de ensino do Município.

Com este evento, a autarquia pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da adoção de comportamentos de autoproteção, numa lógica de promover uma cultura de segurança.

De entre as atividades permanentes que poderão ser vistas na Mostra, destaque para a demonstração da funcionalidade do Veiculo de Gestão Estratégica e Operações, a cargo da ANPC, mostras de técnicas de suporte básico de vida, manuseamento de extintores e de salvamento, a cargo dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, de Santo Tirso e de Vila das Aves, o patrulhamento a cavalo feito pelo Destacamento de Intervenção do Porto do Regimento de Cavalaria da GNR, as intervenções a cargo do Exército, tais como a torre multiatividades e o rappel, as atividades pedagógicas e os rastreios de saúde a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Santo Tirso/Trofa, Centro Hospitalar do Médio Ave, Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, INEM e Cruz Vermelha Portuguesa.

Yr8b0298 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone