Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

I edição do Trail do Jesuíta apresentada

05 Fevereiro 2014
Trail jesuita 1 980 2500

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, considerou hoje, dia 5 de fevereiro, que o concelho “é uma espécie de estádio natural vocacionado para a corrida pedestre” e “tem condições invejáveis para a prática de atividades desportivas e de lazer”, como aquelas que, dia 16 de fevereiro, vão ter lugar entre os montes Padrão e Nossa Senhora da Assunção e o Complexo Desportivo Municipal, local de partida e chegada da I edição do Trail do Jesuíta, que inclui uma prova com a extensão de 25 km e uma caminhada de 10 km.

Parceira na organização do Trail do Jesuíta, com a Confraria Trotamontes e a secção de orientação e desportos aventura dos Trampolins de Santo Tirso, a Câmara vê, na iniciativa do dia 16, “um grande potencial desportivo, turístico e mesmo gastronómico”, uma vez que a prova ajuda a promover um dos produtos tradicionais por excelência do concelho: o jesuíta.

O presidente do Município de Santo Tirso congratulou-se com a presença de dois dos melhores atletas mundiais de trail, a espanhola Vanessa Ortega, vice-campeã mundial, e o também espanhol Raul Garcia, campeão europeu em título, bem como alguns dos mais conceituados corredores portugueses, nomeadamente Albino Magalhães, padrinho da prova, João Oliveira, recordista nacional dos 100 km de estrada, Rosa Madureira, campeã nacional da maratona em 2013, André Rodrigues, entre outros.

Para Joaquim Couto, a participação de alguns dos melhores atletas estrangeiros e portugueses “é uma garantia de que a prova vai arrancar, logo na primeira edição, com uma alta qualidade”, a qual se pretende, no futuro, “reforçar”, para fazer do Trail do Jesuíta uma competição de referência à escala nacional e mesmo internacional.

O presidente da Câmara deixou também a garantia de que o Município está empenhado em “abraçar iniciativas e atividades de diversa natureza com vista a potenciar o que de melhor tem Santo Tirso”, nomeadamente nas áreas do turismo e da gastronomia, razão pela qual “não hesitou em apoiar a realização do Trail do Jesuíta”.

Já o presidente da Confraria Trotamontes e diretor técnico da prova, José Moutinho, sublinhou que um dos objetivos da instituição a que preside “é mostrar o que de melhor têm as regiões”, tendo encontrado em Santo Tirso “um dos paraísos da Área Metropolitana do Porto”, com “condições únicas para a realização de uma prova como o trail”.

Na apresentação do Trail do Jesuíta, José Moutinho também reconheceu que a confirmação da participação de dois dos nomes maiores do trail espanhol e mundial, bem como de um conjunto de atletas portugueses de grande nível, “é muito bom para uma primeira edição da prova”, tendo em conta a “forte concorrência” feita por outras competições previstas para “esta época em Espanha”.

O diretor técnico da prova e presidente da Confraria Trotamontes afirmou ainda que “o Trail do Jesuíta tem pernas para andar”. O mesmo é dizer que a organização conjunta entre as três entidades “pode, no futuro, passar além-fronteiras e chegar a Espanha”.

Por fim, Fernando André, responsável pela secção de orientação e desportos aventura dos Trampolins de Santo Tirso, enalteceu o “apoio inestimável da autarquia” na organização do Trail do Jesuíta, bem como o apoio técnico da Confraria Trotamontes para se conseguir pôr de pé uma “prova com condições para ser uma referência a nível nacional”.

Fernando André não escondeu que “a ideia já estava há algum tempo a ser amadurecida e, de um momento para o outro, depois do apoio dado pela Câmara de Santo Tirso, por um lado, e da parceria estabelecida com a Confraria Trotamontes, por outro, explodiu e aí está, para ser uma marca em termos desportivos e promover um dos ex-líbris do concelho: o jesuíta”.

Mais informações sobre a I edição do Trail do Jesuíta podem ser consultadas em http://confraria-trotamontes.com/jesuita/2014/.

Trail jesuita 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone