Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara apoia alunos inscritos na Universidade Júnior de Verão

04 Fevereiro 2014
Universidade j nior 1 980 2500

O executivo municipal liderado por Joaquim Couto deliberou hoje, dia 4 de fevereiro, em reunião ordinária de Câmara, aprovar por unanimidade a celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Santo Tirso e a Universidade do Porto (UP) com vista à participação de alunos do ensino básico e secundário das escolas do concelho nos cursos de verão da Universidade Júnior (U.Jr.), a realizar em julho.

Ao abrigo da parceria estabelecida com a UP, a autarquia assegura as deslocações (ida e volta) dos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho para o Porto, onde vão ter lugar os cursos de verão.

Consciente da importância que a formação qualificada dos jovens do Município pode ter e interessada em apostar em estratégias que ajudem a minimizar o abandono escolar, a Câmara de Santo Tirso decidiu estabelecer um protocolo com a maior universidade portuguesa, criando, assim, condições para a construção individual de percursos educativos dos jovens que frequentam as escolas do concelho.

A U.Jr. é um programa de cursos de verão dirigido a estudantes que frequentem entre o 5.º e o 11.º anos de escolaridade, ou seja, com idades entre os 10 e os 17 anos. O projeto tem como objetivos principais promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas e a familiarização com o ambiente académico, contribuindo para a escolha de um percurso vocacional e motivando os alunos para a continuação dos estudos no ensino superior.

A U.Jr.r é o maior programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário e um exemplo de articulação entre o ensino superior e o ensino básico e secundário.

O executivo municipal aprovou ainda, por unanimidade, a celebração do contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o FC Tirsense, ao abrigo do qual o Município de Santo Tirso transfere para o clube 185 mil euros/ano. Também deliberado unanimemente foi a celebração do contrato-programa com o Ginásio Clube de Santo Tirso, a cuja instituição a Câmara atribuirá um subsídio de cerca de 80 mil euros/ano.

Os pontos 1, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade. Os pontos 3 e 13 foram aprovados por maioria.

Universidade j nior 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone