Parque da Rabada acolhe Corta-mato Concelhio Interescolas

22 Janeiro 2014

O Parque Urbano da Rabada foi hpje palco de mais uma edição do Corta-mato Concelhio Interescolas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso que reuniu cerca de 600 alunos das Escolas Básicas do 2.º e 3.º ciclos e do Secundário, distribuídos pelas categorias infantis A (masculinos e femininos), infantis B (masc. e fem.), iniciados (masc. e femininos), juvenis (masc. e fem.) e juniores (masc. e fem.).

Na categoria infantil A masculinos, com idades a partir do ano de 2003, a prova foi ganha por Alberto Baio, da EB 2,3 S. Rosendo, seguindo-se Diogo Gomes, da EB 2,3 S. Rosendo, e Diogo Ribeiro, da Secundária D. Dinis. A vitória na competição feminina coube a Ana Coelho, da EB 2,3 S. Martinho. O segundo lugar foi para a atleta Lara Machado, da Secundária D. Dinis, e o terceiro para Inês Morais, do Colégio Santa Teresa.

Já na categoria infantil B masculinos, com idades entre os anos de 2001 e 2002, Paulo Silva, da EB 2,3 S. Martinho, cortou a meta em primeiro lugar. Da mesma escola, Gonçalo Leitão foi segundo e Ricardo Sousa, da Escola D. Afonso Henriques, terceiro. Em femininos, Daniela Mouta e Erica Machado, da Escola D. Afonso Henriques, classificaram-se na primeira e segunda posições, respetivamente. O terceiro posto foi para Patrícia Brandão, do Colégio Santa Teresa.

A prova de iniciados masculinos, destinada a alunos com idades entre 1999 e 2000, foi ganha por João Silva, a frequentar a EB 2,3 de S. Martinho. Rui Alves, da Escola D. Afonso Henriques, e Paulo Portilha, da EB 2,3 de S. Martinho, ficaram no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Na categoria juvenis masculinos, com idades entre os anos de 1997 e 1998, o primeiro lugar do pódio foi para Orlando Silva, da EB 2,3 S. Martinho. Pedro Silva, da Secundária Tomaz Pelayo, e Jorge Alves, da Profissional Agrícola Conde S. Bento, ocuparam, respetivamente, os outros lugares. Em femininos, o triunfo foi para Ana Margarida, da Secundária D. Dinis, seguida de Ana Santos, da Profissional Agrícola Conde S. Bento, e de Cátia Sousa, da EB 2,3 S. Martinho.

Por fim, a vitória individual na prova de juniores masculinos, relativa aos alunos nascidos entre 1992 e 1996, foi para Nuno Costa, da Profissional Agrícola Conde S. Bento, estabelecimento de ensino que fez mesmo o pleno, ao colocar na segunda e terceira posições do pódio os atletas Emanuel Esteves e Joaquim Pedrosa. A mesma escola esteve ainda em destaque em femininos, com os dois primeiros postos conquistados por Tânia Machado e Ana Azevedo.

A EB 2,3 S. Martinho festejou ainda o triunfo coletivo em infantis A. Já a Escola D. Afonso Henrique venceu coletivamente em infantis A e iniciados. Por equipas, a competição destinada aos juvenis e juniores foi ganha pela Profissional Agrícola Conde S. Bento.

Inserido nas Jornadas Desportivas organizadas pelo Município de Santo Tirso, o Corta-mato Concelhio Interescolas cumpriu o objetivo para o qual foi criado: promover a atividade física junto das crianças e jovens que frequentam as escolas do concelho. Os cerca de 600 atletas animaram o Parque Urbano da Rabada, numa manhã fria mas sem chuva, tendo sido incentivados pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto, e pelo vereador com o pelouro do Desporto, José Pedro Machado.