Programa MIMAR volta em abril

10 Janeiro 2014

Arrancou no Natal e será para repetir na Páscoa e durante o mês de julho. O programa MIMAR lançado pela Câmara Municipal de Santo Tirso revelou-se um sucesso, envolvendo 750 crianças, 37 animadores, 90 orientadores técnicos e dezenas de atividades que foram desde a música, à pintura, passando pelo karaté, pela química divertida, ou pela informática. Em jeito de balanço da iniciativa, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, mostrou-se muito satisfeito com a recetividade ao projeto: “Esta iniciativa foi muito bem acolhida por todos os agentes envolvidos, desde os alunos e encarregados de educação, até aos professores, monitores e animadores envolvidos no programa”.

O êxito alcançado demonstra, na opinião do autarca, a necessidade de apostar na escola a tempo inteiro, permitindo que as famílias do concelho possam tirar partido de uma medida que se enquadra no conceito de escola pública e inclusiva. Tanto mais que, segundo adiantou Joaquim Couto, “muitos foram os encarregados de educação que questionaram a Câmara sobre a continuidade do programa MIMAR nas próximas interrupções letivas”. Pois bem, “a nossa garantia é que o projeto vai ter continuidade e será replicado por altura das férias da Páscoa, em abril, e mais tarde, durante o mês de julho, altura em que as escolas continuarão abertas com atividades lúdicas e educativas para as crianças do 1º ciclo”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O programa MIMAR, recorde-se, decorreu entre 18 de Dezembro e 3 de Janeiro, em oito polos de animação espalhados pelo concelho, designadamente no polo de S. Bento da Batalha, S. Tomé de Negrelos, S. Martinho, Vale do Leça, Ermida, Bom Nome, Sequeirô e Costa, em Roriz. O projeto representou um investimento de cerca de 50 mil euros por parte da autarquia de Santo Tirso e permitiu ter as escolas abertas entre as 9h00 e as 17h30. O período de refeições nos estabelecimentos de ensino também se manteve nos mesmos moldes àquele que existe durante as aulas.