Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Joaquim Couto eleito vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto

29 Outubro 2013
21479 1 980 2500

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso foi eleito vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto (a antiga Junta Metropolitana). Hermínio Loureiro assume a liderança, Joaquim Couto é o primeiro vice-presidente e o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, assume o segundo lugar da vice-presidência. “Este foi o primeiro passo para a afirmação que pretendo que Santo Tirso assuma no contexto regional. A Área Metropolitana do Porto (AMP) tem de ser capaz de defender os interesses dos concelhos que a compõe, numa lógica supramunicipal”, realçou Joaquim Couto.   

Os novos dirigentes do Conselho Metropolitano do Porto foram eleitos com 16 votos favoráveis e um branco. Reuniões abertas ao público, em itinerância pelos diferentes municípios da AMP – a próxima será no dia 29 de novembro, em Paredes -, e uma preocupação permanente com os fundos comunitários vão marcar o próximo ciclo mandato. Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso este será, aliás, um dos grandes desafios, “no sentido de haver uma captação e aplicação efetiva das verbas disponibilizadas pelo próximo quadro comunitário de apoio”.

Já segundo o novo líder da AMP, Hermínio Loureiro, os 17 presidentes de Câmara estão “totalmente favoráveis à descentralização” e “preparados para receber novas atribuições e competências”, salientando, no entanto, que para tal é preciso que haja uma “natural transferência de meios financeiros” para as autarquias por parte do poder central.

Sobre a questão da autonomia da Área Metropolitana do Porto, recorde-se, Joaquim Couto já defendeu uma alteração do quadro legal que regulamenta o seu funcionamento, alargando o poder político e administrativo. “Penso que as competências da AMP deveriam ser reforçadas, inclusivamente através do Orçamento geral do Estado que deveria representar mais de 50 por cento do orçamento da AMP”. 

Partilhar
ColorAdd Icone