Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Novo Executivo e Novos Pelouros

22 Outubro 2013
Reuni o   net 1 980 2500

Os pelouros do novo executivo camarário de Santo Tirso já estão distribuídos. O presidente da autarquia, Joaquim Couto, para além da coordenação geral, assume as pastas da Gestão Urbanística, das Finanças, das Obras Municipais e Particulares e o desígnio de projetar Santo Tirso através da Cultura e do Turismo. Na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal, Joaquim Couto apelou a um bom entendimento com os vereadores do PSD: “Da minha parte, estou completamente disponível para dialogar de forma construtiva com a oposição, sobre as várias propostas que temos para Santo Tirso”.  

Nas declarações que antecederam a ordem do dia, o presidente da autarquia deixou uma mensagem de expetativa relativa à forma como irão decorrer as reuniões do executivo nos próximos quatro anos. “O PS tem maioria absoluta. Mas isso não significará uma posição totalitária. Há margem para dialogar. O que espero dos senhores vereadores do PSD é uma oposição construtiva, com ideias concretas, com o objetivo de gerar propostas mais consensuais e enriquecidas, o que só favorece a população”, realçou, considerando que o exercício da política assente nos valores da Democracia transmitem para o exterior “um sentimento de confiança na instituição, dignificando a Câmara e o seu executivo”.

DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS

A primeira reunião ordinária do novo executivo municipal ficou ainda marcada pela aprovação, por unanimidade, de delegação de competências no presidente da Câmara. Joaquim Couto ficará com a coordenação geral, a Gestão Urbanística, as Finanças, as Obras Municipais e Particulares, bem como com o desígnio de projetar Santo Tirso através da Cultura e do Turismo.

Luciano Gomes assume a vice-presidência da Câmara, a par das Finanças – em articulação com o presidente -; a Mobilidade; os Recursos Humanos; e a ligação às Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal.

Ana Maria Ferreira é responsável pelas pastas da Educação e Valorização do Capital Humano, Cultura e Turismo (em articulação com o presidente). A vereadora assume ainda a presidência dos Serviços Municipalizados de Água, Eletricidade e Saneamento até 31 de dezembro, altura em que serão extintos, numa proposta que foi aprovada com cinco votos a favor e quatro abstenções dos vereadores do PSD.

O terceiro vereador a ser eleito pela lista do PS, José Pedro Machado, fica com as áreas das Relações Internacionais; Crescimento Sustentável e Inteligente; Juventude; Associativismo e Desporto; Serviços Urbanos; e Obras Particulares (em articulação com o presidente).

Finalmente, Alberto Costa passa a deter os pelouros da Coesão Social; Saúde e Bem-Estar; Habitação; Ambiente; Proteção Civil; e Defesa do Consumidor e Contraordenações.

REUNIÕES À TERÇA-FEIRA

O executivo camarário aprovou, ainda, por unanimidade a periodicidade e horas das reuniões ordinárias que se realizam quinzenalmente, agora às terças-feiras, com início marcado para as 9h30, sendo a pública a última reunião de cada mês.

A próxima sessão do executivo é já no dia 29 de Outubro (e é pública), enquanto as restantes quatro ficaram assim distribuídas: novembro – dias 12 e 26; dezembro – dias 10 e 23.

Da ordem do dia, foram também aprovadas as seguintes propostas:

- Designação do secretário das reuniões da câmara municipal (aprovada por unanimidade);

- Número de vereadores a tempo inteiro para o mandato iniciado a 30 de setembro (aprovado por maioria).

 

Partilhar
ColorAdd Icone