Santo Tirso recebe 'Danças do Mundo'

16 Julho 2018

DOMINGO, PELAS 21H30, COM A PARTICIPAÇÃO DE 9 GRUPOS DE DANÇA

Já no próximo domingo, pelas 21h30, a Praça 25 de Abril volta a ser o palco daquele que é considerado um dos maiores festivais internacionais de folclore do Norte do país. O “Danças do Mundo” regressa a Santo Tirso com grupos dos quatro cantos do planeta, num momento único de mistura de culturas.

O “Danças do Mundo”, Festival Internacional de Folclore, está de regresso à Praça 25 de Abril com a participação de nove grupos de dança. No próximo domingo, pelas 21h30, grupos de todo o mundo vão juntar-se num espetáculo único que mistura culturas, amizade, alegria e tradição, promovido pela Câmara de Santo Tirso em parceria com a Associação Casa de Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, esta é uma iniciativa que tem a “particularidade de ilustrar aquela que tem sido a aposta cultural do Município, a diversidade”. “É um espetáculo que nos faz viajar, no sentido em que descobrimos mais sobre outros povos e outras culturas”.

Enquanto expressão artística representativa da cultura de um povo e da identidade social da cultura de cada nação, a dança é o elemento multicultural de união neste espetáculo. Entre os vários participantes estarão o Ballet Folclórico Municipal Rancagua, do Chile e o Utkarsh Dance Academy LLP, da Índia. A representar o Perú estará o Taller de Danzas Folkloricas “Todas Las Sangres”, sendo a Rússia representada pelo “The Free Steppe”.

Presentes no evento estarão ainda o “Embers of Anatolia” Anadolu University Folklore Research Center, da Turquia, o Folk Dance Group Tine Rožanc, da Eslovénia e o KUD PKB Korporacije da Servia.

Portugal também se fará representar no “Danças do Mundo”, com a atuação de dois grupos de folclore do concelho: o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz e o Rancho Folclórico de São Salvador de Monte Córdova.

O espetáculo é gratuito e está aberto ao público em geral.