Câmara de Santo Tirso aumenta oferta na área do desporto adaptado

14 Junho 2018

OBJETIVO PASSA POR DAR IGUALDADE DE OPORTUNIDADES ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A partir de setembro, a Câmara de Santo Tirso vai reforçar as ofertas ao nível do desporto adaptado no Município. Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “o objetivo é promover a igualdade de oportunidades para toda a população”, criando condições para que as pessoas com deficiência possam praticar desporto.

A Câmara de Santo Tirso promoveu, esta terça-feira, o I Encontro de Desporto Adaptado, no Parque Desportivo Municipal Sara Moreira, tendo em vista a divulgação das diversas atividades que, a partir de setembro, vai oferecer à população com deficiência do Município.

A par do apoio que atualmente é dado nesta área, nomeadamente às instituições ligadas à questão da deficiência, a autarquia quer fomentar o exercício físico e, como revelou Joaquim Couto, irá aumentar a oferta de aulas de desporto.

“É uma obrigação política e social promover a igualdade de oportunidades. Este Plano Municipal de Desporto Adaptado entronca com as nossas medidas de coesão social e com o Plano Municipal de Saúde. As pessoas com deficiência devem ter as mesmas oportunidades para praticar exercício físico”, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso.

Boccia, karaté adaptado, ginásio, ténis de mesa, andebol adaptado, atletismo em cadeira de rodas, natação adaptada e orientação adaptada são as modalidades que podem vir a integrar o Plano Municipal de Desporto Adaptado. “Temos todas as condições para fornecer esta oferta, nomeadamente ao nível de equipamentos desportivos e professores”, garantiu Joaquim Couto, ressalvando que as aulas irão arrancar de acordo com o número de inscritos.

O desporto adaptado, sublinhou ainda o autarca, “pretende contribuir para a inclusão na sociedade”, uma vez que “trabalha a autoestima, a confiança e a vontade de participar na vida ativa”.

No I Encontro de Desporto Adaptado de Santo Tirso, que decorreu esta terça-feira no Parque Desportivo Municipal Sara Moreira, dezenas de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência do concelho puderam experimentar diversos desportos adaptados, concretamente karaté, ténis de mesa, equitação/equoterapia, basquetebol para deficiências intelectuais/trissomias, boccia, stand up paddle, atletismo em cadeira de rodas e para ambulantes, circuitos de obstáculos e dança.

I Encontro de Desporto Adaptado (1)