Grande Gala BGreen encheu a Fábrica de Santo Thyrso

13 Junho 2018

ESPETÁCULO DE CINEMA E ECOLOGIA JUNTOU ALUNOS DE TODO O MUNDO

Um espetáculo multimédia de excelência, onde a natureza foi a convidada de honra. Na passada sexta-feira, a Fábrica de Santo Thyrso foi o palco para a 8ª Gala Internacional do BGreen – Ecological Film Festival, promovida pela OFICINA – Escola Profissional do INA, em parceria com a Câmara de Santo Tirso. Numa iniciativa com a participação de países de todo o mundo, a Escola Profissional de Montemor-o-Velho foi a grande vencedora.

Santo Tirso voltou a ser palco de um dos mais importantes certames ecológicos a nível nacional. Na última sexta-feira, a Fábrica de Santo Thyrso recebeu a Grande Gala BGreen, onde foram conhecidos os vencedores da 8ª edição do Ecological Film Festival.

“Este é um espetáculo multimédia que prima pelo talento dos participantes e pelo trabalho de toda a organização. Este ano voltamos a superar as expetativas, e a ter esta noite a presença de alunos de todo o mundo. É mais uma vez uma honra receber esta gala em Santo Tirso, sendo também nós um Município que pretende ser exemplo na defesa do ambiente e da sustentabilidade”, declarou aos jornalistas o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Promovida pela OFICINA – Escola Profissional do INA, em parceria com a Câmara de Santo Tirso, a iniciativa contou com a presença de alunos da Albânia, Brasil, Argentina, França, Itália, Espanha, Alemanha e Noruega, que tiveram a oportunidade de participar num programa cultural com visitas a vários pontos de interesse na região Norte de Portugal, bem como em vários workshops ligados às áreas do desenvolvimento sustentável, da cidadania global, da comunicação e do audiovisual.

Repetente na matéria, a Escola Profissional de Montemor-o-Velho foi a vencedora do Grande Prémio BGreen, com o spot “You Breath Nature”. O prémio BGreen Junior foi atribuído ao Instituto Massimo, de Itália e o de Melhor Making Of ao Charlottenlund Videregaende Skole, da Noruega.

A OFICINA venceu o Prémio Alphonse Luisier. O Prémio do Público foi atribuído à Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A gala integrou também uma Menção Honrosa ao Colégio Dom Diogo de Sousa.

A grande festa do BGreen contou ainda com a colaboração musical da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, com a Backstage – Escola de Dança e Artes Performativas e com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo.

Vencedores Grande Gala BGreen