Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara investe mais de 700 mil na promoção de competências digitais

12 Junho 2018
Apresenta  o do plano municipal de compet ncias digitais 1 980 2500

SANTO TIRSO É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO PAÍS COM UM PLANO MUNICIPAL NESTA ÁREA

A Câmara de Santo Tirso vai investir mais de 700 mil euros na promoção das competências digitais para toda a população. Na apresentação do Plano Municipal de Competências Digitais, esta terça-feira numa cerimónia com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, realçou a aposta da autarquia nesta área, tanto mais que é o primeiro Município do País a apresentar um plano estratégico na área das competências digitais.

Pouco tempo depois da Comissão Europeia sublinhar a necessidade de Portugal "aumentar o nível de competências da população adulta", a Câmara de Santo Tirso tem em marcha um Plano Municipal de Competências Digitais com o objetivo de promover, de forma integrada, “a inclusão e a literacia digital de toda a população” do concelho.

Até 2020, a autarquia irá investir mais de 700 mil euros em medidas e ações que envolverão formação, equipamentos, programas e plataformas informáticas, com vista a que “o Município de Santo Tirso possa dar resposta às necessidades da era digital”. “Não queremos excluir ninguém. Esse é um princípio que assumimos com as diversas políticas que temos em marcha, nas mais variadas áreas. Esta é mais uma”, apontou o presidente da Câmara.

“As competências digitais são uma importante alavanca para o futuro. Por isso, é necessário apostar na formação, dar os meios para que as pessoas consigam compreender e avaliar todas as ferramentas que hoje em dia estão disponíveis e que lhes podem facilitar a vida”, defendeu ainda Joaquim Couto.

O programa apresentado esta terça-feira mereceu, aliás, a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. Maria Manuel Leitão Marques elogiou as metas estabelecidas por Santo Tirso, “o primeiro Município do País a apresentar este Plano Municipal de Competências Digitais”.

“Esperemos que outros sigam o exemplo”, referiu a governante, lembrando o programa INCoDE.2030, iniciativa nacional de política pública, destinada ao reforço das competências digitais na população portuguesa. Segundo a ministra, o Governo está a trabalhar com outros municípios e instituições, no sentido de aumentar os níveis de literacia digital por todo o país.

O Plano de Competências Digitais do Município de Santo Tirso irá incidir sobre duas áreas: nos serviços da Câmara e na sociedade civil. No primeiro caso, estão previstas medidas que visam a modernização e simplificação administrativa; a desmaterialização de certidões e despachos; a simplificação de procedimentos; a criação de plataformas digitais e o reforço das competências digitais dos trabalhadores do Município.

“Queremos reduzir os prazos de resposta dos serviços municipais, diminuir a pegada ambiental, com a redução do consumo de papel, permitindo agilizar os mais diversos pedidos, como simples inscrições em atividades municipais por via digital”, explicou Joaquim Couto.

A par deste trabalho, o Plano Municipal irá atuar junto da população, com uma série de ações que se irão prolongar até 2020 e que envolvem, entre outras medidas, a criação de pontos de acesso wi-fi gratuitos em espaços públicos; reforço e melhoria dos locais com equipamentos com livre acesso à Internet; criação de postos de atendimento para consulta de processos online; ações de formação descentralizadas nas juntas de freguesia sobre a utilização dos serviços online; acompanhamento e apoio na utilização da internet nos Espaços do Cidadão; criação de uma bolsa de voluntários para formação intergeracional; parcerias com IPSS’S e lares de idosos para formação de seniores; modernização e reforço o equipamento informático das escolas do 1º Ciclo e dotação das escolas do 1º Ciclo com dispositivos móveis .

A par da apresentação do Plano Municipal, Joaquim Couto e Maria Manuel Leitão Marques inauguram o SantoTirso.Net, uma sala de formação em competências digitais, equipada com computadores e internet. O novo espaço digital do Município, localizado na Loja do Cidadão, será sede de formação para a população sénior na área das competências digitais, com três turmas já a funcionar, mas também estará aberto a toda os munícipes, de forma gratuita.

A ministra e o presidente da Câmara visitaram o novo espaço digital SantoTirso.net

Apresenta  o do plano municipal de compet ncias digitais 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone