Fábrica de Santo Thyrso palco da Grande Gala BGreen

04 Junho 2018

DIA 8 DE JUNHO, COM ESPETÁCULO ABERTO A TODA A POPULAÇÃO

No próximo dia 8 de junho, pelas 21h30, a Câmara de Santo Tirso e a OFICINA – Escola Profissional do INA, promovem a 8ª Gala Internacional do BGreen – Ecological Film Festival. A Fábrica de Santo Thyrso é o palco para um grande espetáculo, onde serão conhecidos os grandes vencedores desta edição, que conta com a participação de países de todo o mundo.

Dia 8 de junho, Santo Tirso volta a ser palco de um dos mais importantes certamos ecológicos a nível nacional. Pelas 21h30, a Câmara de Santo Tirso e a OFICINA - Escola Profissional do INA promovem a Grande Gala Internacional BGreen, onde serão conhecidos os grandes vencedores da 8ª edição do Ecological Film Festival.

Albânia, Brasil, Argentina, França, Itália, Espanha, Alemanha e Noruega têm presença marcada na final, numa iniciativa que premeia os melhores vídeos de sensibilização ambiental. Os finalistas terão a oportunidade de participar num programa cultural com visitas a vários pontos de interesse na região Norte de Portugal e em vários workshops ligados às áreas do desenvolvimento sustentável, da cidadania global, da comunicação e do audiovisual.

“É com muita honra que voltamos a apoiar este evento, sendo também nós um Município que pretende ser exemplo na defesa de um futuro ambiental sustentável. É para isso que estamos a trabalhar em diversas áreas, nomeadamente na regeneração urbana do Município e num plano municipal do ambiente. Será um grande espetáculo multimédia aberto a toda a população”, afirma Joaquim Couto.

Desde a primeira edição do BGreen, em 2011, o número de participantes tem vindo a crescer. Este ano, a iniciativa voltou a consolidar a sua proposta ao nível da participação nacional e internacional, com o aumento de países e vídeos a concurso. Com o tema “You are Nature”, a edição de 2018 conta com a participação de 450 spots de vídeo, oriundos de mais de 16 países, alargando assim para 21 o número de países que já participaram neste projeto.

A 8 de junho, serão conhecidos os grandes vencedores nas várias categorias a concurso: Grande Prémio BGreen, BGreen Junior, Menção Honrosa, Melhor Making-Of, Prémio do Público e Prémio Alphonse Luisier. A Gala poderá ser acompanhada em direto através do site BGreen.

A Gala Internacional do BGreen representa o culminar de um ano em que as questões do ambiente mobilizaram milhares de jovens por todo o planeta. Com entrada livre e aberta a toda a população, esta grande festa contará com a colaboração musical da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, com a Backstage – Escola de Dança e Artes Performativas e com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo.