Alimentação saudável marca comemorações do Dia Mundial da Criança em Santo Tirso

24 Maio 2018

SEGUNDA-FEIRA, PELAS 18H00, DECORRE SHOWCOOKING NA QUINTA DE FORA

A alimentação saudável vai ser o tema em destaque nas várias atividades que a Câmara Municipal de Santo Tirso preparou para as comemorações do Dia Mundial da Criança. Já na próxima segunda-feira, pelas 18h00, a “master” chef Lígia Santo vai preparar um showcooking dirigido a toda a população, em especial à comunidade educativa: encarregados de educação, alunos e educadores. A iniciativa terá lugar na Quinta de Fora.

Pequeno almoço e lanches saudáveis, com dicas, receitas e explicações ao vivo de como preparar estas refeições de forma saudável. O showcooking que vai decorrer segunda-feira na Quinta de Fora, pelas 18h00, será dirigido pela chef Lígia Santos e permitirá reinventar ideias práticas e saudáveis para os mais novos.

A iniciativa está inserida num amplo programa que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem preparado para assinalar o Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho, e que este ano terá como tema central a alimentação saudável.

“Depois de termos implementado nas escolas do Município um plano de alimentação saudável, de termos a primeira panificadora do país a produzir pão com um baixo teor de sal, estamos a trabalhar junto dos mais pequenos e das famílias a necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a nível alimentar”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Assim, nos dias 1, 4 e 5 de junho, cerca de quatro mil crianças de todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º ciclo do Município irão assistir à peça de teatro “Chef Giovanni – O Tesouro da Alimentação Saudável”. O espetáculo contará com várias sessões, no Parque Urbano Sara Moreira.

Já no dia 2 de junho, o Teatro Aviscena apresenta “João e os Super Alimentos”, espetáculo inserido na iniciativa Atividades em Família. O teatro de fantoches terá lugar pelas 16h00, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, e conta a história de João, um menino esfomeado que será aliciado a comer fast-food para saciar a sua fome. Só que depois de ingerir essa comida artificial, João fica maldisposto… E aí surgem os super alimentos em seu auxílio.

Após a peça, haverá um concurso para crianças sobre alimentação saudável, com a seleção e participação de três crianças do público. A entrada é gratuita e está aberta ao público em geral.