'Um reconhecimento justo pela competência e trabalho'

23 Maio 2018

PRESIDENTE DA CÂMARA NA CERIMÓNIA DO DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO:

Santo Tirso assinalou, no passado sábado, o Dia Municipal do Bombeiro, promovido pela Câmara. “Um momento de justo reconhecimento, pela competência e trabalho destes homens e mulheres, muitos deles dedicados a esta causa de forma voluntária”, elogiou o presidente da autarquia, Joaquim Couto, na sessão solene que decorreu nos Paços do Concelho.

No passado sábado, a Câmara de Santo Tirso assinalou o Dia Municipal do Bombeiro, com um programa que integrou várias iniciativas, com o intuito de homenagear as três corporações de Bombeiros do Município (Bombeiros Voluntários Tirsenses, Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves).

O hastear das bandeiras, na Praça 25 de Abril, marcou o início das celebrações. À tarde, e depois da receção e cumprimento às entidades oficiais e convidadas, o átrio da Câmara Municipal foi palco para uma sessão solene, momento marcado pela entrega de medalhas de mérito a elementos das diferentes corporações.

“Este é um reconhecimento justo da Câmara Municipal pelo valor, trabalho e pela competência destes homens e mulheres, muitos deles dedicados a esta causa de forma voluntária. O trabalho que cumprem enquanto agentes de proteção civil é um trabalho que honra o Município e que é essencial na vida de todos”, sublinhou Joaquim Couto.

Neste contexto, acrescentou o presidente da autarquia, “temos cimentado o trabalho conjunto entre a Câmara e as diferentes corporações, nomeadamente através da criação de regalias sociais para os bombeiros, como a atribuição de bolsas de estudo”.

Este ano co-organizada com a Associação Humanitária de Bombeiros Tirsenses, a comemoração integrou ainda um desfile apeado e motorizado, com tribuna na Avenida Sousa Cruz e passagem pelas ruas da cidade. A iniciativa terminou com um jantar convívio no Mercado Municipal.

Com o intuito de aproximar a população da história e do trabalho dos bombeiros, o programa promovido pela autarquia contou ainda com uma exposição de veículos clássicos por toda a cidade, e de peças de coleção no átrio da Câmara de Santo Tirso. Entre as novidades esteve ainda a iniciativa “Dias do Quartel”, dias abertos à população.

Dia Municipal do Bombeiro (4)