Clássica e Flamenco no Festival de Guitarra

18 Maio 2018

LORENZO MICHELI E JOSÉ CARLOS GOMEZ SÃO OS PROTAGONISTAS SEXTA E SÁBADO

A música clássica de Lorenzo Micheli e o flamenco inconfundível de José Carlos Gomez marcam o próximo fim de semana do Festival Internacional de Guitarra que decorre em Santo Tirso até 2 de junho.

Já na sexta-feira, o italiano Lorenzo Micheli leva a música clássica ao palco da Capela da Escola Agrícola, pelas 21h30. Distinguido nalgumas das mais prestigiadas competições internacionais de guitarra, Lorenzo Micheli tem desenvolvido uma intensa carreira internacional, ora a solo ou apresentando-se com as mais destacadas orquestras sinfónicas.

Com uma discografia composta por mais de 20 títulos, Lorenzo Micheli é ainda professor de guitarra e chefe do Departamento de Performance da Escola de Música da Universidade de Lugano, na Suíça, professor convidado na Universidade Pedro de Olavide, em Sevilha, e no Conservatório A. Boito, em Parma.

Sábado é a vez da Quinta de Fora receber o espanhol José Carlos Gomez, para uma atuação única de flamenco. Nome maior de guitarra flamenca, José Carlos Gómez começou a tocar guitarra com apenas três anos de idade. Aos sete teve aulas com o cantor Flores El Gaditano e, dois anos mais tarde, com o guitarrista Salvador Andrades. Com apenas 11 anos, realiza os primeiros concertos interpretando peças de Paco de Lucia e algumas das suas primeiras composições. Da sua discografia, destaque para o disco publicado em 2016 “Origen”, de guitarra flamenca (bem acolhido pelo público e pela crítica) caracterizado pelo retorno às origens do concerto de guitarra flamenca, sem, contudo, deixar de apresentar um som igualmente vanguardista.

O Festival Internacional de Guitarra é organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e o Centro Cultural Musical (CCM). Trevor Gordon Hall, Lukasz Kuropaczewski, Diego Jascalevich Trio e Ricardo Ribeiro completam o cartaz.

Os bilhetes para os concertos têm o preço de 7,5 euros (10 euros para o concerto de Ricardo Ribeiro) e podem ser adquiridos na Artave e nas FNAC’s de Santa Catarina e do Norte Shopping. Toda a informação sobre o Festival Internacional de Guitarra pode ser consultada em www.festivaldeguitarra.org  .

Lorenzo Micheli