Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Atividades para a família marcam segundo aniversário do MIEC

14 Maio 2018
Sede do museu internacional de escultura contempor nea 1 980 2500

PROGRAMA TEM INÍCIO A 18 DE MAIO E PROLONGA-SE ATÉ DIA 21

As comemorações do segundo aniversário da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea arrancam dia 18 de maio, com um programa para pequenos e graúdos. Para além oficinas temáticas, conferências, visitas ao edifício projetado pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, o programa contempla ainda um concerto de Rodrigo Leão, com entrada gratuita, e espetáculos infanto-juvenis.

Entre os dias 18 e 21 de maio, o tema “Viva o MIEC” vai dominar o programa das comemorações do segundo aniversário da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, inaugurado a 20 de maio de 2016.

Assinalando, simultaneamente, o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, a iniciativa convida a vivenciar a arte, nas suas mais variadas formas, materializada naquela que é uma das maiores atrações turísticas do Município de Santo Tirso.

A festa começa no dia 18, com o espetáculo infanto-juvenil “Catabrisa”, destinado a maiores de quatro anos. Com sessões pelas 14h30 e pelas 16h00, a peça de teatro conta a história de um menino que vive as aventuras da curiosidade e descoberta, baseado no livro “Catavento (Eterogémeas)”, onde há um apelo aos sentidos de cada um. O espetáculo repete-se no dia 19, com sessões pelas 15h00 e 17h00, sempre com entrada gratuita.
Ainda no dia 18, decorre a conferência “Arte e Imagem”, de Fernando José Pereira, pelas 18h30.

No dia 19, um dos momentos com maior impacto será o miniconcerto “Uma Escultura para Santo Tirso” de Pedro Cabrita Reis, com performance audiovisual composta por vários fragmentos musicais, que vão sendo expostos por ordens cronológicas imaginárias, numa narrativa que é construída pelas diversas associações individuais que são feitas pelo publico.

Durante todos os dias de comemoração, há ainda várias oficinas lúdico-pedagógicas, direcionadas à comunidade infanto-juvenil, onde os mais novos poderão fazer as suas próprias esculturas ou pintar uma pequena obra de arte.

O concerto de Rodrigo Leão é, ainda, um dos grandes destaques do programa de comemorações do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a ter lugar no dia 20, pelas 21h30, no Largo Abade Pedrosa. O músico, que conta já com 25 anos de uma notável carreira a solo, reconhecida além-fronteiras, apresenta uma versão revista e atualizada do espetáculo “Os Portugueses”, que olha para o seu trajeto a partir da língua portuguesa, numa escolha de composições de Rodrigo Leão cantadas em português, que se tornaram alguns dos seus temas mais amados, a par de clássicos instrumentais que sublinham a indefinível portugalidade na sua inspiração melódica.

As comemorações terminam no dia 21, com oficinas lúdico-pedagógicas.

O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt  .

Partilhar
ColorAdd Icone