Novo espaço pedonal nasce junto ao Tribunal de Santo Tirso

10 Maio 2018

INTERVENÇÃO JÁ ARRANCOU E ESTARÁ CONCLUÍDA EM SETEMBRO

A Câmara de Santo Tirso já avançou com a requalificação da Praça General Humberto Delgado, junto ao Tribunal, num investimento que ronda os 150 mil euros. A obra, como explicou esta quinta-feira o presidente da autarquia, Joaquim Couto, está inserida no Plano Municipal de Mobilidade Sustentável, e estará concluída em setembro.

Vai ser mais um espaço pedonal na cidade. A Praça General Humberto Delgado, junto ao Tribunal, está a ser alvo de obras de requalificação que irão, no troço final da Avenida de S. Rosendo, permitir a criação de uma zona pedonal.

“Esta intervenção tem como objetivos a reabilitação do espaço urbano, a melhoria da segurança dos peões e a reorganização do tráfego”, apontou o presidente da Câmara de Santo Tirso, recordando as linhas estratégicas do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável que privilegia a requalificação urbana, dá primazia às ligações pedonais e cicláveis e ao meio ambiente.

Segundo Joaquim Couto, esta nova praceta que será criada entre a fachada norte do Palácio da Justiça e o antigo cinema terá ainda uma ligação pedonal segura em termos de atravessamento à Praça General Humberto Delgado. A obra, referiu o autarca, “vai tornar toda esta zona mais moderna, mais aprazível, de forma a que possa as pessoas possam usufruir destes espaços”.

A par desta obra, a Câmara de Santo Tirso também já fez uma intervenção no espaço do antigo cinema, nomeadamente com a consolidação das paredes daquele edifício e a beneficiação dos prédios contíguos que estavam a ser afetados por infiltrações.

A intervenção permitiu retirar os taipais que durante a última década estiveram a vedar o acesso ao interior do espaço do antigo cineteatro, devolvendo o passeio aos peões. Sobre o futuro do antigo cinema, Joaquim Couto referiu que é um assunto que está a ser analisado com a máxima atenção pela Câmara de Santo Tirso.