Jornadas de Formação Jovem ensinam a gerir o stress

08 Maio 2018

WORKSHOP DE GESTÃO DE STRESS TEM LUGAR DIAS 12 DE MAIO E 16 DE JUNHO, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

É cada vez mais um problema no dia-a-dia da vida das pessoas, afetando adultos, jovens e crianças. No âmbito das Jornadas de Formação Jovem, a Câmara de Santo Tirso promove um Workshop de Gestão de Stress, a ter lugar na Biblioteca Municipal e em sessão dupla: dias 12 de maio e 16 de junho. A inscrição é gratuita.

Atravessa as sociedades modernas, deixando marcas profundas nas pessoas que por ele são mais afetadas. Sendo cada vez mais um problema no dia-a-dia da vida das pessoas, nas escolas ou nas empresas, o stress afeta adultos, jovens e crianças, e é o tema do próximo workshop das Jornadas de Formação Jovem.

Este Workshop de Gestão de Stress contará com duas sessões. A primeira terá lugar no dia 12 de maio, entre as 09h00 e as 13h00, e é dirigido a adolescentes/jovens dos 14 aos 18 anos. A segunda sessão terá lugar a 16 de junho, entre as 14h00 e as 18h00, destinando-se a jovens dos 18 aos 30 anos, inclusive.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar os participantes para os custos individuais do stress e torná-los tão autónomos quanto possível na sua gestão, uma tarefa que exige a sua permanente atenção. O workshop tem como objetivos desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress, identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress, elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do mesmo e desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.

O programa inclui a abordagem de itens como as causas e fatores primários do stress, os seus sintomas, fases e relação com o desempenho, bem como os fatores de risco associados. Os participantes terão ainda direito a uma avaliação individual do grau de stress, e vão aprender a usar técnicas de relaxamento e meditação.

A inscrição para o workshop é gratuita, e deve ser feita através do e-mail juventude@cm-stirso.pt  ou do número de telefone 913 487 037. Para este workshop os participantes devem trazer roupa confortável.