Centro Interpretativo do Monte Padrão celebrou 10º aniversário

24 Abril 2018

PROGRAMA COMEMORATIVO CONTOU COM VISITAS GUIADAS, MOMENTOS MUSICAIS E UM CICLO DE CONFERÊNCIAS

É um dos equipamentos culturais mais visitados do concelho, e há uma década que conta a história do Município, de uma forma arqueológica. O Centro Interpretativo do Monte Padrão fez 10 anos, e contou, durante quatro dias, com um programa comemorativo diversificado, promovido pela Câmara de Santo Tirso.

Dez anos de existência reafirmam o caráter de referência cultural no concelho ao Centro Interpretativo do Monte Padrão. Para assinalar o 10º aniversário deste espaço, a Câmara de Santo Tirso promoveu, entre os dias 18 e 21 de abril, um programa comemorativo repleto de iniciativas.

“O Monte Padrão faz parte do Parque Metropolitano de Monte Córdova, sendo uma das grandes atrações turísticas de Santo Tirso, pela questão da arqueologia e da própria Natureza, já que Monte Córdova é uma zona verde por excelência. É, além disso, um dos equipamentos culturais mais visitados ao longo de todo o ano”, explicou aos jornalistas o vereador da Cultura, Tiago Araújo, na sessão de abertura do I Ciclo de Conferências do Monte Padrão, que decorreu a 20 de abril.

Assumindo caráter de ex-libris cultural do Município, o Centro Interpretativo do Monte Padrão recebe, por ano, entre 80 e 90 mil visitantes. Aqui, é possível visitar um espólio arqueológico, com informação científica, que contextualiza o Monte Padrão no território Norte.

A sessão comemorativa dos 10 anos foi assinalada com um programa festivo que incluiu visitas guiadas, atividades pedagógicas, música e também um Ciclo de Conferências.

Para António da Ponte, diretor regional da Cultura do Norte, o espaço é um modelo de comunicação com o público. “A criação deste Centro Interpretativo, que assinala os seus 10 anos, é um modelo de trabalho que, cada vez mais, estamos a procurar solidificar neste território, e em concreto na Rede de Castros do Norte. O Monte Padrão é, desde a primeira hora, Castro integrado nesta rede, reforçando o seu papel na história, mas também reforçando o seu papel na dinâmica de valorização e consolidação dos conhecimentos e na sua transmissão para os públicos”, elogiou.

O programa de festividades do Centro Interpretativo terminou com um concerto dos Gaiteiros de Lisboa, no passado sábado, momento musical que marcou as celebrações.

Diretor regional de Cultura do Norte, António Ponte e Vereador da Cultura, Tiago Araújo