Cinco toneladas de bens para ajudar Timor

04 Abril 2018

CAMPANHA LANÇADA PELA CÂMARA APOIA 300 CRIANÇAS E JOVENS

Já está a caminho o contentor que levará as cinco toneladas de bens recolhidos na campanha “Santo Tirso por Timor”, promovida pela Câmara Municipal nos meses de dezembro e janeiro. O objetivo de construir uma biblioteca e espaço de saúde, no distrito de Maliana, dando resposta a um pedido de ajuda das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, envolveu os tirsenses, e vai permitir apoiar cerca de 300 crianças e jovens. A autarquia doou ainda um cheque de 10 mil euros para ajudar.

Cinco toneladas de bens são os números que traduzem a resposta de Santo Tirso ao pedido de ajuda feito pelas Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para a construção de uma biblioteca e centro de saúde em Maliana. A campanha de recolha de bens lançada pela Câmara Municipal, “Santo Tirso por Timor”, sensibilizou e envolveu os tirsenses.

“Quando lançámos esta campanha, sabíamos da sensibilidade dos nossos munícipes para estas causas, comprovada por muitas atitudes de solidariedade que têm demonstrado nos últimos anos”, enfatiza o presidente da autarquia, Joaquim Couto, acrescentando: “Mais uma vez, tivemos um grande envolvimento das pessoas, das paróquias e das juntas de freguesias, que resulta nesta quantidade de donativos”.

Entre as cinco toneladas de bens recolhidos, estão cerca de nove mil livros e três mil cadernos, resmas de papel de impressora, flautas, telas de pintura, jogos, marcadores, calculadoras, mochilas, brinquedos, jogos de lençóis, uma impressora profissional, secretárias, cadeiras de crianças, cobertas e até uma viola.

Para o espaço de saúde foram recolhidos mais de 20 quilos de medicamentos e material médico específico, como água oxigenada ou compressas, somando-se ainda pastas e escovas de dentes, packs de fraldas, toalhitas, sabonetes e gel de banho.

A par destes materiais, a Câmara de Santo Tirso atribuiu, ainda, um valor de 10 mil euros, para ajudar a concretizar a construção da biblioteca e do espaço de saúde. Recorde-se que o pedido de apoio foi feito pela Irmã Maria Cristino, uma pessoa que com uma ligação emocional a Santo Tirso, uma vez que durante vários anos esteve na Casa de Beneficência Dias Machado, em São Martinho do Campo.

“Não podíamos ficar indiferentes”, refere Joaquim Couto, considerando que esta foi a oportunidade de mudar a vida destas crianças e jovens. “É uma sensação de dever cumprido que muito nos honra enquanto Câmara Municipal e que só pode encher de orgulho Santo Tirso”, apontou.

O projeto das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima em Maliana, Timor Leste, pode ser acompanhado em www.facebook.com/portimorumgestoumadadiva

Recolha de materiais