Cerca de 200 professores debateram a Comunicação e Relações Interpessoais

28 Fevereiro 2018

II “FÓRUM EDUCA” DECORREU NOS DIAS 23 E 24 DE FEVEREIRO

A Câmara de Santo Tirso, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Campo e o Centro de Formação Sebastião da Gama, promoveu a segunda edição do Fórum EDUCA – Encontros da Educação de Santo Tirso. A iniciativa teve lugar nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e no Agrupamento de Escolas de São Martinho, e juntou cerca de 200 professores, que debateram as temáticas da “Comunicação e Relações Interpessoais”.

Durante dois dias, cerca de 200 educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário debateram as várias perspetivas pedagógicas relacionadas com a “Comunicação e Relações Interpessoais”. O tema foi o mote para a realização do II Fórum EDUCA – Encontros da Educação de Santo Tirso, que decorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e no Agrupamento de Escolas de São Martinho.

A iniciativa foi promovida pela Câmara de Santo Tirso, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Campo e o Centro de Formação Sebastião da Gama. No âmbito da educação, a autarquia destacou os diferentes programas que tem implementado com vista ao sucesso escolar.

“A Educação continua a ser uma das nossas prioridades. Neste momento estamos com um programa muito interessante de redução do insucesso escolar, o “Santo Tirso Aprende +”, mas há outras iniciativas que estão em marcha, como o programa EDUCA, ligado ao Centro de Formação Sebastião da Gama, que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos várias ações desta natureza, para melhoramento e aperfeiçoamento das técnicas de ensino. Nesta linha, o Fórum EDUCA desempenha um papel importante no que toca ao debate de ideias sobre o que é melhor para os nossos alunos”, declarou aos jornalistas o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O primeiro dia de “Fórum EDUCA” contou com uma conferência associada ao tema “Educar para um futuro imprevisível”, com a presença de Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação. “Escolhi este tema pela ideia de que o futuro é tão complexo, e, ao mesmo tempo, pela dificuldade em identificar quais as características desse futuro. A perspetiva que trouxe é a de uma formação muito sólida, na área dos conhecimentos, das atitudes e comportamentos e na área dos valores”, explicou.

O “Fórum EDUCA” contou ainda com várias oficinais, entre as quais escrita criativa, “Comunicar com segurança na internet”, Coaching para docentes e “Relação positiva com os alunos”.

“Este fórum traduz-se num conjunto de iniciativas e de palestrantes muito interessantes, cada um relativo às suas áreas específicas, dentro do tema central que é a “Comunicação e as Relações Interpessoais”, tendo como objetivo capacitar os participantes para a melhoria da eficácia das suas práticas educativas”, acrescentou o diretor do Agrupamento de Escolas de São Martinho, José Barbosa.

O “Fórum EDUCA” é uma ação acreditada pelo CCPFC – Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, considerada para efeitos de progressão na carreira do docente.