Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Cidades Educadoras reunidas no Mosteiro de Singeverga

27 Fevereiro 2018

SANTO TIRSO FOI, PELA PRIMEIRA VEZ, ORGANIZADOR DO ENCONTRO ANUAL DA REDE TERRITORIAL PORTUGUESA DAS CIDADES EDUCADORAS

O Mosteiro de Singeverga foi, na passada segunda-feira, o local escolhido para o Encontro Anual da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, organizado pela primeira vez pelo Município de Santo Tirso. Na presença de dezenas de participantes, vindos de todo o país, Santo Tirso deu a conhecer a Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente e a Poesia Livre como exemplos de promoção da educação e cidadania.

Pela primeira vez, Santo Tirso foi a cidade organizadora do Encontro Anual da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorreu esta segunda-feira no Mosteiro de Singeverga. A iniciativa juntou 60 “Cidades Educadoras” de todo o país, como Loulé, Matosinhos, Ponta Delgada ou Torres Vedras.

Paralelamente à reunião de trabalho da rede, o encontro ficou marcado pela apresentação de dois projetos do Município, os exemplos da Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente – CAID e da Poesia Livre.

“Temos feito um grande esforço, enquanto Câmara Municipal e em complemento com o Estado e com as instituições particulares do ensino, em mostrar que, enquanto Cidade Educadora, o Município tem um papel ativo importante, que é também conhecido pelas outras cidades, não sendo por acaso este acordo se realiza aqui. Também queremos, e é do interesse de todos, que estas experiências políticas sejam reconhecidas por outros municípios”, explicou o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Orador na sessão de abertura, Joaquim Couto assinalou ainda que, muitas vezes, a Câmara Municipal assume responsabilidades que são do Governo, através do seu orçamento municipal. “Somos, por exemplo, na Área Metropolitana do Porto, o primeiro Município a avançar com um programa de combate ao insucesso escolar, envolvendo um conjunto de medidas a nível municipal que associam escola e família. Este encontro vem, de certa forma, dar corpo e seguimento à importância que a Câmara de Santo Tirso atribui às questões globais da Educação, bem como aos princípios que regem estas Cidades Educadoras: a promoção da cidadania e a participação das pessoas na gestão do território, respeitando a diversidade e o direito à diferença e promovendo a igualdade e a formação ao longo da vida”, acrescentou.

Os participantes tiveram ainda oportunidade de fazer uma visita temática ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea e ao Museu Municipal Abade Pedrosa. Santo Tirso integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras desde 2010.

Encontro Cidades Educadoras_

Partilhar
ColorAdd Icone