Santo Tirso aposta em campanha de prevenção para limpeza de terrrenos

27 Fevereiro 2018

CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES DE SENSBILIZAÇÃO PARA DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

A Câmara Municipal de Santo Tirso avançou com uma campanha de sensibilização dos proprietários dos terrenos florestais, para a respetiva limpeza dos terrenos. “Já enviámos quase 700 cartas a informar os proprietários das obrigações legais e amanhã, quarta-feira, iremos promover uma sessão de esclarecimento de defesa da floresta contra incêndios. Temos também vários cartazes na rua, de forma a alertar a população para este problema”, aponta o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

«Já limpou o seu terreno? Proteja a sua casa e a floresta dos incêndios». Esta é a pergunta e a resposta de uma série de cartazes que foram afixados um pouco por todo o concelho. A mensagem pretende sensibilizar a população e, em especial, os proprietários dos terrenos florestais para a necessidade de limpeza dos terrenos.

De acordo com a legislação em vigor, os proprietários de terrenos florestais têm até 15 de março para fazer a limpeza e criar uma faixa de proteção às edificações superior a 50 metros. Informações que integram, também, as quase 700 cartas enviadas pela Câmara de Santo Tirso aos proprietários do Município.

Segundo Joaquim Couto, a autarquia tem ainda apostado na colaboração com diversas associações e entidades do concelho, no sentido de “todos ajudarem na divulgação da campanha”. É um assunto, sublinha o presidente da Câmara de Santo Tirso, “que diz respeito a todos”. Por isso, “quantas mais pessoas estiveram envolvidas, maior sucesso teremos no cumprimento deste objetivo que é a defesa da floresta”.

Inserida nesta campanha de sensibilização, a autarquia irá promover amanhã, dia 28, pelas 21h00, nos Paços do Concelho uma sessão de esclarecimento sobre a «Defesa da Floresta Contra Incêndios». Aberta a toda a população, a sessão contará com a presença de elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da GNR e da Autoridade Nacional da Proteção Civil. O objetivo é esclarecer dúvidas, nomeadamente no que diz respeito à gestão de combustíveis (limpeza de vegetação) dos terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, face às alterações legislativas publicadas e em curso.

A par da campanha para os proprietários florestais, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Santo Tirso tem também articulado com as entidades gestoras de infraestruturas, como a EDP, a REN, a Infraestruturas de Portugal ou a REFER, a limpeza das faixas.