Câmara assinala Dia da Proteção Civil sob o tema "Conviver com o risco"

21 Fevereiro 2018
Foto de arquivo 1 980 2500

ATIVIDADES REALIZAM-SE DE 26 DE FEVEREIRO A 03 DE MARÇO

Com o objetivo de assinalar o Dia da Proteção Civil, que se comemora a 01 de março, a Câmara de Santo Tirso promove um programa de várias atividades, abertas a toda a população. Sob o tema “(Con)viver com o risco”, a iniciativa contará com atividades nas escolas, mostra de meios e recursos, sessões de esclarecimento e ainda a realização de um simulacro.

Entre 26 de fevereiro e 03 de março, a Câmara de Santo Tirso assinala o Dia da Proteção Civil, que se comemora mundialmente a 01 de março. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas como “Cidade Exemplo, Cidade Resiliente”, pelo empenho no bem-estar e segurança dos cidadãos, o Município dá vida à iniciativa “(Con)viver com o risco”.

“O risco está hoje na centralidade da vida moderna. É possível, com o esforço de todos, promover uma sociedade com mais prevenção, segurança e qualidade de vida, e esta é uma iniciativa que consideramos fundamental promover, melhorar, e fazer chegar a cada vez mais munícipes”, explica o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

Abrangendo toda a população, o evento contará com um vasto programa de atividades. O arranque da iniciativa tem lugar no dia 26 de fevereiro, pelas 10h00, no Auditório da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento. Dias 26 e 27, a Proteção Civil vai às Escolas, com atividades de sensibilização.

Dia 28, o Salão Nobre da Câmara Municipal recebe uma sessão de esclarecimento da Defesa da Floresta Contra Incêndios, pelas 21h00. A palestra tem como objetivo informar sobre a prevenção de incêndios florestais e gestão de combustíveis (limpeza de vegetação) dos terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, face às alterações legislativas publicadas e em curso.

Aberta a toda a população, a iniciativa contará com a presença de três pilares do Sistema Nacional da Defesa da Floresta – ICNF, GNR, ANPC. Pelas 22h00, haverá espaço para debate.

A 1 de março, pelas 10h00, o Pavilhão Desportivo Municipal é o espaço escolhido para um Simulacro de Incêndio. Este simulacro pretende testar o Plano de Segurança Interno do Pavilhão Desportivo Municipal, treinar os colaboradores e a equipa de segurança, com vista à criação de rotinas e aperfeiçoamento dos procedimentos de atuação.

Dias 2 e 3 de março, a Câmara de Santo Tirso promove uma mostra de meios e recursos, entre as 10h00 e as 18h00, a ter lugar na Praça 25 de Abril. Nesta mostra estarão presentes diversos agentes de proteção civil, entre as quais as corporações de bombeiros, o Exército Português, a Força Aérea Portuguesa e a PSP, bem como universidades e empresas ligadas ao setor. Nestes dois dias, decorrem atividades permanentes, com uma exposição de meios e viaturas, uma torre de escalada, área de serviços para apoio em situação de calamidade ou catástrofe, patrulha a cavalo e exposição de trabalhos dos Clubes de Proteção Civil do concelho.

Ainda no dia 2 de março, pelas 10h00, terá lugar uma demonstração com cães pela GNR e diversas ações de sensibilização. O encerramento das comemorações do Dia da Proteção Civil faz-se a 3 de março, com atividades promovidas pela APICAVE e Exército Português.

A iniciativa é aberta a toda a população.