Santo Thyrso Ultra Trilhos desafiou cerca de dois mil participantes

20 Fevereiro 2018

PROVAS DECORRERAM NO PASSADO FIM DE SEMANA

Cerca de dois mil desportistas juntaram-se este fim de semana, em Santo Tirso, desafiados por aquela que é já uma das grandes provas do calendário desportivo da região norte. Promovido pela Câmara Municipal e pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Thyrso, o STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos assinalou a sua quarta edição, com um programa para todas as idades, onde resistência e natureza estiveram lado a lado.

A Câmara Municipal e o NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso promoveram, nos passados dias 17 e 18 de fevereiro, a quarta edição do STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos. Realizada nas montanhas dos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira, esta prova juntou cerca de dois mil desportistas, motivados pelo desafio e superação.

“Esta é já uma das mais importantes provas do calendário desportivo da região norte, e coloca Santo Tirso no mapa, não só a nível desportivo mas também a nível turístico. Temos das mais bonitas paisagens para este tipo de prova, concretamente a corrida da montanha, e são muitos os participantes que aproveitam para conhecer um pouco mais da cidade, visitam os nossos restaurantes e permanecem nos nossos hotéis. Este dinamismo é fundamental para a vida do Município, quer económica quer turisticamente”, declarou a vereadora do Desporto, Ana Maria Ferreira.

Com quarto percursos diferentes, o STUT contou com um programa destinado a todas as idades. No sábado, dia 17, o Parque Urbano Sara Moreira foi o palco para o Santo Tirso Trail Kids, prova destinada aos mais jovens, proporcionando o primeiro contacto com a modalidade.

No domingo, o Pavilhão Municipal foi o ponto de partida para as restantes provas: o Ultra Trilho, prova rainha de 53 quilómetros; um Trail Longo, com 28 quilómetros; um Trail Curto, de 17 quilómetros; e ainda uma Caminhada Solidária de 10 quilómetros, sem fins competitivos.

A iniciativa contou ainda com uma cerimónia protocolar de entrega de prémios.

STUT_