Câmara alerta jovens para utilização segura da Internet

06 Fevereiro 2018

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA FOI ASSINALADO COM SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DIRIGIDAS A ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Assinalado mundialmente a 6 de fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura foi comemorado em Santo Tirso, esta segunda e terça-feira. Com o objetivo de alertar os mais jovens para os perigos da Internet, a Câmara Municipal promoveu ações de sensibilização dinamizadas em cooperação com a Polícia Judiciária, a Universidade do Minho e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Santo Tirso voltou a associar-se à comemoração do Dia da Internet Mais Segura, assinalado a 6 de fevereiro em mais de 100 países. Esta segunda e terça-feira, o município promoveu ações de sensibilização na Biblioteca Municipal, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, e na Escola Secundária D. Afonso Henriques, com o objetivo de alertar e relembrar para os perigos e riscos existentes na internet, consciencializando e sensibilizando a comunidade escolar para uma utilização mais cuidada e segura da web.

As sessões, dirigidas a cerca de 600 alunos, foram dinamizadas pela Polícia Judiciária – Diretoria do Norte, pelo Centro de Competências TIC da Universidade do Minho e pela CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados.

“É muito importante reconhecer a premência e atualidade deste tema, nomeadamente através de ações de sensibilização como estas. Contamos com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho, que se revelaram muito recetivos a desenvolver este tema, exatamente porque consideram ser uma oportunidade para introduzir e/ou reforçar os temas da segurança digital entre alunos, professores e encarregados de educação”, explicou a vereadora da Educação, Sílvia Tavares.

“O que fazer se o meu filho está “ligado” horas a fio?” ou “Quais os perigos à espreita na internet?” foram algumas das questões abordadas na sessão desta segunda-feira, na Biblioteca Municipal, especificamente orientada para os pais e encarregados de educação.