Famílias de Santo Tirso sensibilizadas para os desafios do autismo

23 Janeiro 2018

PALESTRA “AUTISMO ROCKS” DECORREU NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO E JUNTOU FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

“Autismo Rocks!... E todos entenderão o autismo” foi o mote para a palestra realizada na passada quinta-feira, na Fábrica de Santo Thyrso. A iniciativa, pela Associação Vencer o Autismo (AVA), com o apoio da Câmara de Santo Tirso e a Área Metropolitana do Porto, teve como destinatários famílias e profissionais de saúde, com o intuito de servir de estímulo aos desafios a enfrentar no futuro.

A temática do autismo levou à Fábrica de Santo Thyrso famílias e profissionais de saúde, na passada quinta-feira. A problemática, que afeta 1 em cada 100 crianças e para a qual não existe cura, foi o mote para a palestra “Autismo Rocks!... E todos entenderão o autismo.

Realizada com o intuito de reduzir o estigma sobre a temática, e de aproximar e sensibilizar os pais para a doença, a iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Santo Tirso destacou algumas das ferramentas com os quais os intervenientes mais próximos podem agir, já que os autistas recebem muitos estímulos com os quais não sabem lidar.

Para além da palestra e dos workshops, a associação disponibilizará uma mentoria, durante três anos, aos habitantes de cada município da Área Metropolitana do Porto, entre os quais Santo Tirso, para que as famílias e profissionais que acompanham crianças e jovens com a doença contribuam para o máximo desenvolvimento do potencial das mesmas.

No âmbito da iniciativa “Autismo Rocks”, terão ainda lugar dois workshops de formação para parceiros sociais e estratégicos sobre a temática, nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Fábrica de Santo Thyrso, e nos dias 19 e 24 de fevereiro na Biblioteca Municipal e Redes Escolares.