Câmara de Santo Tirso promove campanha solidária a favor de Timor

04 Dezembro 2017

RECOLHA DE BENS PARA CONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECA E CENTRO DE SAÚDE DECORRE ATÉ 15 DE JANEIRO

“Santo Tirso por Timor” dá o nome à campanha de recolha de bens que a Câmara Municipal está a promover para ajudar a missão das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, em Timor Leste. Até 15 de janeiro, decorre por todo o concelho uma angariação de doações que tem um nobre objetivo: a construção de uma biblioteca e um espaço de saúde, no distrito de Maliana, que vão apoiar cerca de 300 crianças e jovens.

O pedido de ajuda surgiu pelas Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima. “É uma causa nobre e que emocionalmente se liga ao Município, porque o pedido foi feito pela Irmã Maria Cristino, uma pessoa que tem uma ligação emocional a Santo Tirso, uma vez que durante vários anos esteve na Casa de Beneficência Dias Machado, em São Martinho do Campo. São muitas crianças e jovens a necessitar desta ajuda, e faz, por isso, todo o sentido sensibilizarmos e unirmos a população do Município para esta causa”, explica Joaquim Couto.

Para a construção da biblioteca são pedidos livros (que não manuais escolares) em língua portuguesa, livros para pintar, lápis, esferográficas, lápis de cor, lápis de cera, papel de resma A4, papel crepe, papel dourado e papel cavalinho, cartolinas brancas e de cores, cadernos A5 de linhas e desenho, cola branca e fita-cola, aguças de ferro para diversos tamanhos de lápis, material de pintura (tintas acrílicas, tintas de água, pincéis, telas A4), mesas, secretárias, estantes, jogos didáticos, puzzles, instrumentos musicais, cd’s, dvd’s ou outros.

Para a construção do espaço saúde, são pedidos produtos de higiene, como sabonetes, pasta de dentes, água oxigenada, betadine, compressas, adesivos, luvas, máscaras, seringas de 5cc e 10cc; bephantene creme e halibut; xaropes e comprimidos para a tosse; vitaminas para crianças e mães.

As entregas podem ser feitas na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia e nas Paróquias do concelho. Para entrega de bens de grande formato deve ser feito agendamento através do contacto telefónico 252 860 340 ou 916 230 456.

O projeto das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima em Maliana, Timor Leste, pode ser acompanhado em www.facebook.com/portimorumgestoumadadiva  .