Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado em Santo Tirso

29 Novembro 2017

CÂMARA MUNICIPAL E CAID PROMOVEM CONJUNTO DE INICIATIVAS, ENTRE 1 E 4 DE DEZEMBRO

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a CAID, Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, promovem um conjunto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar a população para esta temática. Entre 1 e 4 de dezembro, os munícipes são convidados a participar na reafirmação da luta pelos direitos desta população.

A primeira iniciativa tem lugar a 1 de dezembro, e consiste numa Caminhada Solidária para angariação de fundos para as obras de requalificação do novo polo da CAID. Com saída pelas 10h00, a partir da antiga junta de São Salvador do Campo (lugar onde será constituído o novo polo da instituição), a caminhada tem um custo de 3€ por participante, dando direito a um kit de participação e oportunidade de várias ofertas e prendas que serão sorteadas durante a iniciativa. As inscrições podem ser feitas na CAID ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Dia 2 de dezembro, a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso recebe uma iniciativa de Sinalização do Dia da Região do Porto, promovida pela Fraternidade Nuno Álvares de Rebordões, que contará com a participação dos vários núcleos da região norte. O evento contará com a doação de uma passadeira elétrica, que servirá as terapias de reabilitação efetuadas na CAID. Os Ritmo CAID também irão participar, com uma breve atuação.

Dia 4 de dezembro, serão realizadas várias ações de sensibilização pelo centro da cidade de Santo Tirso, e durante o horário de funcionamento da instituição (entre as 09h00 e as 16h00) decorrerá um “Dia Aberto”, havendo a possibilidade de se realizar visitas guiadas às instalações, bem como a participação nas atividades institucionais desenvolvidas no CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) e Formação Profissional bem como outras dinâmicas especialmente preparadas para assinalar a data.

De referir que a CAID foi recentemente distinguida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional como Entidade Empregadora Inclusiva, um reconhecimento que pretende impulsionar práticas de gestão que garantam maior igualdade no acesso, manutenção e progressão na carreira das pessoas com deficiência.