Câmara apoia árbitros do concelho

28 Novembro 2017

AUTARQUIA OFERECEU EQUIPAMENTOS A CERCA DE 50 PROFISSIONAIS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, entregou, na última quarta-feira, equipamentos a todos os árbitros do concelho que participam nos campeonatos concelhios de futsal e futebol. No total, cerca de 50 profissionais, receberam dois equipamentos completos.

Para Joaquim Couto, esta é uma forma de valorizar, dentro da prática desportiva, aqueles que tendo uma atividade essencial, são muitas vezes os menos reconhecidos e valorizados.

“O Desporto é para nós uma prioridade, Santo Tirso é reconhecido desde 2016 como Município Amigo do Desporto. Este apoio que estamos aqui hoje a formalizar é uma forma de reconhecer a enorme importância dos árbitros dentro do contexto desportivo. São uma peça fundamental no garante da ética desportiva e na promoção dos mais nobres valores do desporto e merecem todo o nosso respeito e reconhecimento. Apoiamos de várias formas a prática desportiva, este é mais contributo que damos” explicou.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acrescentou ainda que “esta é uma medida que vem homogeneizar as equipas de arbitragem do campeonato concelhio de futebol e futsal, garantindo uma entidade própria”.

Todas as equipas de arbitragem de futebol e futsal concelhio são compostas por árbitros com formação na área.

Os municípios de Santo Tirso e Lisboa são os únicos no país que implementaram nas competições amadoras de futebol e futsal o Cartão Branco. O Cartão Branco permite aos árbitros reconhecer e premiar os comportamentos eticamente relevantes por parte de todos os agentes desportivos.