Curso de Modelação de Vestuário já funciona na Fábrica de Santo Thyrso

28 Novembro 2017

JOAQUIM COUTO ASSINALOU O ARRANQUE DA FORMAÇÃO, DA RESPONSABILIDADE DA MODATEX, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

Modelação de Vestuário é o mais recente curso a ser lecionado na Fábrica de Santo Thyrso. Resultado de uma parceria entre a MODATEX e a Câmara Municipal de Santo Tirso, esta formação vem dar resposta à necessidade de qualificação têxtil, que volta a ganhar destaque no mundo empresarial. Joaquim Couto acompanhou o arranque do curso, na última quinta-feira, considerando que este pode vir a ser “muito importante no mercado de trabalho e no emprego qualificado no concelho”.

Há mais um curso de formação profissional a ser lecionado na Fábrica de Santo Thyrso. Modelação de Vestuário, dinamizado pela MODATEX, conta, desde quinta-feira, com 17 formandos oriundos de vários concelhos.

“Estamos muito esperançados que esta parceria venha a produzir efeitos na formação destas pessoas, que saem daqui com formação de qualidade para ingressarem no mercado de trabalho, e, simultaneamente, dar um contributo muito importante ao concelho, porque vai permitir criar mais mão de obra qualificada a algumas empresas da nossa região”, declarou Joaquim Couto, aquando da primeira aula desta formação.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acrescentou ainda que “continua a ser uma parte das nossas prioridades: criar condições ao mundo empresarial e ao mundo do trabalho, para que o têxtil seja uma economia forte, exportadora e moderna. Isso está, finalmente, a acontecer”.

Este é o segundo curso da responsabilidade da MODATEX-Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios a entrar em funcionamento no quarteirão cultural da Fábrica de Santo Thyrso, decorrendo em simultâneo com a formação de Técnicas de Costura.

Com cada vez mais espaço no mundo empresarial, nomeadamente no Vale do Ave, o têxtil e a moda têm-se destacado por melhorar a mão de obra neste setor, o que, para Joaquim Couto, faz deste tipo de formação uma aposta a continuar.

“Temos em mente, enquanto Câmara Municipal, reiniciar e pressionar o diálogo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto, para incrementar mais esta presença da MODATEX em Santo Tirso. Estes cursos vão permitir dar corpo a um objetivo que a Câmara se propôs já há alguns anos: o de facilitar, por um lado, a instalação de empresas no nosso concelho, e por outro, criar condições objetivas para a sua laboração. No fundo, ajudar a que esse emprego seja cada vez mais qualificado, porque é com esse emprego qualificado que se obtêm melhores salários e melhor qualidade de vida”, concluiu.