Santo Tirso alerta para importância da conservação das florestas

22 Novembro 2017

CÂMARA MUNICIPAL E FAPAS DISTRIBUEM ÁRVORES AUTÓCTONE NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO CONCELHO

A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS), vai assinalar o Dia da Floresta Autóctone com a distribuição de vasos com árvores nos estabelecimentos de ensino do concelho. A iniciativa, que se realiza na quinta-feira, pretende alertar para a importância da conservação das florestas.

Azevinhos, faias, medronheiros e carvalhos. Estas serão as espécies autóctones que 11 estabelecimentos de ensino do Município de Santo Tirso irão receber na quinta-feira, no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, numa atividade desenvolvida pela autarquia e pelo FAPAS.

A ideia é que os alunos possam, depois, plantar as árvores ou os arbustos autóctones nos espaços exteriores das escolas, ou num espaço verde próximo. “Queremos chamar a atenção dos mais novos para a necessidade de conservar as florestas, mas também promover a criatividade e a intervenção nos espaços verdes”, defende o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Assim, a par da plantação, os alunos serão desafiados a elaborar cartazes alusivos à atividade que serão expostos numa mostra realizada, em dezembro, pelo FAPAS.

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
A comemoração do Dia da Floresta Autóctone insere-se num plano mais vasto de sensibilização ambiental que tem sido desenvolvido pela Câmara de Santo Tirso, junto das escolas do concelho.

Ainda este ano, 17 estabelecimentos de ensino do Município foram premiados com o Galardão Eco- Escolas que visa reconhecer o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde se inserem.

A taxa de implementação do Programa Eco-Escolas 2016/2017 no Município de Santo Tirso foi de 31 por cento, a segunda mais alta no distrito do Porto. De destacar que o Agrupamento de Escolas de S. Martinho foi distinguido com o prémio “Eco-Agrupamento”, por todos os seus estabelecimentos de ensino serem Eco-Escolas.